A reação dos amigos ao meu pedido de demissão…

   Acho que desde que entrei na empresa eu falo para os meus amigos que irei deixá-la um dia, no começo até eu pensava que era brincadeira e fazia planos para só daqui a 10 ou 15 anos quem sabe, mas conforme o tempo foi passando e meu amor pelo trabalho esfriando a ideia de realmente largar tudo foi esquentando. Passei a poupar mais, fazer projeções e investir melhor, o resultado foi que 15 anos viram 5… ou se quiser ser mais preciso irão virar 5 anos e 4 dias. Mas por mais que meus amigos próximos me ouvissem constantemente dizer que um dia eu largaria isso tudo, acho que nenhum deles realmente acreditava que tal coisa iria acontecer de verdade. Sempre tentei puxar conversa sobre FIRE com as pessoal do meu círculo profissional de amizades mas até então nem ao menos uma delas foi receptiva à ideia de se aposentar cedo, então meio que deixei para lá e simplesmente dizia que um dia chutaria o balde de vez. E foi justamente isso que fiz naquele domingo que enviei meu pedido de demissão, chutei o balde!


   Por coincidência naquele mesmo domingo fui convidado para um churrasco na casa de amigos, depois de algumas (muitas) cervejas “escapou” da minha boca oque eu havia feito na manhã daquele dia. Ao dizer que eu tinha solicitado minha demissão eu me preparei para qualquer tipo de reação com relação à minha decisão, espera ouvir desde “que m3rd@ você fez?!?!” até “meus parabéns pela coragem!”… mas nada tinha me preparado para a real reação que eles tiveram. Todos simplesmente disseram “eu não acredito”, e não foi um “eu não acredito” no sentido de surpresa e sim um “eu não acredito que seja verdade”, em outras palavras alguns acharam que eu estava de zoeira enquanto outros simplesmente me chamaram de mentiroso.





   A idéia de alguém se aposentar aos 41 anos é tão absurda para as pessoas à minha volta que saí da festa sem conseguir convencer uma única pessoa que aquilo era verdade, e olha que convencer um grupo bêbados não deveria ser tarefa das mais difíceis, um dos meus amigos me chegou a pedir provas do que eu havia feito. Naquela noite fui para casa frustrado, não porque queria receber os parabéns mas sim porque eu precisava desabar, foi a decisão mais difícil da minha vida e eu acho queria validação das pessoas mais próximas, minha mente borbulhava de ansiedade e eu não tinha ninguém que realmente entendesse a nossa rotina de voo e que eu pudesse extravasar.


   Os dias que se seguiram foram normais e como fiquei fora do país à trabalho acabei não falando com mais ninguém, foi só quando retornei que a notícia do meu pedido de demissão tinha vazado entre a comunidade de brasileiros aqui em Dubai, ao ligar meu celular naquela manhã já tinham diversas mensagens de colegas me perguntando se era verdade. Foi então que as pessoas realmente começaram a acreditar que eu deixaria meu emprego em breve, e mais uma vez a reação de todos me espantou. Acabou que não recebi uma única crítica do tipo “você está fazendo bobagem” ou “você irá se arrepender”, no geral todos foram bastante empáticos com a minha decisão e eu diria até que despertei uma pequena chama de FIRE em alguns. Os mais próximos disseram ainda que se pudessem fariam o mesmo, mas que possuem filhos e por isso não dá nem para cogitar tomar uma decisão dessas no momento.


   Ainda sim sinto dificuldades em conversar sobre os planos para a aposentadoria, me bate um certo remorso de “soldado que abandonou a batalha e deixou o pelotão para trás” como explicou o Madfientist no blog dele, ainda mais quando falar sobre dinheiro e salários é um enorme tabu entre nós brasileiros. Ninguém até hoje me perguntou quanto dinheiro consegui guardar mas de vez em quando me perguntam onde eu tenho investido, explico um pouco como funcionam os FIIs, Tesouro Cupons e até falo como investi em ações durante o auge da crise que estamos passando. Quanto ao meu futuro ainda incerto, quando digo que irei me mudar para Bali recebo como resposta uma risada, ainda não sei oque isso quer dizer… só retribuo a risada!rs


   Já reação da minha família foi bem diferente, eles sabem de tudo que passei para chegar até aqui e de certa forma viram como atingi o fundo do poço nos últimos meses, mas isso é assunto para outro post….


Sr.IF365