Pelo visto dessa vez o mundo acaba mesmo...
Duas coisas antes de mais nada, o título é clickbait... segundo, sei que estamos focados nos investimentos e dinheiro, mas é preciso lembrar que o mundo passa por uma situação em que vidas humanas estão sendo perdidas e assim como no caso da Vale aproveitar dessa situação é bem questionável do ponto de vista moral.
Em 20 de novembro de 2018 eu publicava um post chamado "Hora de investir no mercado americano..." onde descrevi qual seria a minha estratégia de investimento para os 100 mil dólares que receberia ao deixar o emprego, se você está com preguiça de ler o post vou fazer um breve resumo. Basicamente a ideia seria investir em 3 ETFs:
*********************
Em 20 de novembro de 2018 eu publicava um post chamado "Hora de investir no mercado americano..." onde descrevi qual seria a minha estratégia de investimento para os 100 mil dólares que receberia ao deixar o emprego, se você está com preguiça de ler o post vou fazer um breve resumo. Basicamente a ideia seria investir em 3 ETFs:
- 25% em VOO (S&P500 ETF)
- 25% em VNQ (REITs ETF)
- 50% em VGSH (Treasury Bonds ETF)
Essa alocação me traria tranquilidade para encarar a alta que o mercado possivelmente viria a ter sem aquela sensação de estar "perdendo a festa", mas também de certa forma lá no fundo me faria torcer por uma nova crise igual a de 2008 para que eu pudesse alocar os 50% restantes em renda variável. Ainda com relação a essa estratégia escrevi o seguinte: "Deixarei como está até o dia em que a CNN começar a noticiar que o país enfrenta uma das suas maiores recessões de todos os tempos, aí sim esses 50% em bonds virarão renda variável. Não importa se isso vai levar meses, anos ou décadas, uma vez que a renda passiva gerada no Brasil é mais que suficiente para eu viver e reinvestir não tenho a menor pressa."
E eis que hoje abro o site da CNN e vejo o seguinte:
Não é exatamente (ainda) a recessão que mencionei mas possivelmente o início do processo de migração dos meus recursos da renda fixa para a renda variável americana, antes de você me dizer que está cedo e a coisa vai piorar eu já adianto que concordo e justamente por isso essa realocação de ativos não irá acontecer de forma imediata e nem de uma vez só, para isso eu também tenho uma estratégia pré definida. A verdade é que mesmo com essa queda absurda da bolsa americana, por incrível que pareça tanto meus investimentos em SP500 quanto em REITs ainda estão no azul! E justamente por isso decidi que só iniciarei as movimentações quando esses ativos ficarem "no negativo" (do jeito que as coisas andam não vai levar muito tempo). Outra "trava" que impedirá que eu faça a besteira de ir com muita sede ao pote é que respeitarei o limite mensal de isenção fiscal de R$35.000 para não pagar imposto sobre ganhos no exterior. Por conta desse limite mesmo que eu inicie a realocação de ativos ainda em março só conseguirei liquidar minha posição em treasury bonds no final do ano... ou seja, quanto mais a crise se aprofundar melhor!rs
Mais uma vez quero me posicionar de forma que tanto o mercado voltando a subir como continuando a cair me traria algum tipo de benefício, ficar só no prejuízo tira o sono de qualquer um e criar essas pequenas estratégias ajuda bastante a manter o horizonte de longo prazo. Dias como hoje são amargos e já vi isso em 2008, infelizmente naquela época eu não tinha nem estratégia e nem recursos para tirar proveito da situação. Mas dessa vez vai ser diferente...
Sr.IF