Você está preparado para sobreviver a quanto tempo de crise sem prejudicar seus investimentos?

   O post de hoje tem como objetivo principal convidar você leitor a fazer um pequeno exercício que provavelmente irá trazer mais tranquilidade para atravessar esse momento de crise, porém já alerto que para alguns o resultado final pode ser extremante desagradável e provavelmente não irá ajudar muito na travessia dessa tormenta. Em meio ao caos generalizado dos mercados é provável que todo mundo aqui (inclusive eu) vimos nosso patrimônio evaporar do dia para a noite. Entre os poucos dias de alta e os infindáveis dias de baixa alguns "perderam" 10%, 20%, 40%, 60% ou até mais do total investido.  O Sr.IF aqui já amarga 20% de perdas e com perspectiva de redução semelhante da renda passiva, ou seja ninguém provavelmente irá sair ileso desse banho de sangue. A verdade é que o navio naufragou e agora tudo que nos resta fazer é agarrarmos o bote salva-vidas e torcer para a tormenta não durar muito mais tempo.







   Porém assim como um náufrago a espera do resgate, a possibilidade de sobrevivência dependerá exclusivamente de quanto tempo ele irá conseguir aguentar vivo até a chegada do socorro. E é justamente quantificar esse tempo que o exercício proposto por mim tem como objetivo, convido você a parar para pensar e fazer as contas de quanto tempo ainda poderia ficar "à deriva esperando o socorro" sem colocar em risco seu patrimônio ou mesmo a independência financeira.


   Os cenários que podemos criar aqui são infinitos, pode ser que sua renda nesse instante já seja zero caso trabalhe como autônomo ou então que ela tenha sido reduzida drasticamente por conta de uma licença não remunerada. No meu caso ainda não senti o impacto que a quarentena causará na minha renda passiva mas com certeza no próximo mês já serei atingido pela decisão de alguns fundos imobiliários de reter rendimentos. Mesmo com a provável queda na renda estimo que consiga viver indefinidamente com até metade dos rendimentos, mas mesmo assim prefiro trabalhar com o pior cenário possível que é o do não pagamento de nenhum dividendo, ou seja ZERO renda.



   Para começar o exercício vamos determinar quais seus gastos mensais atualmente, inclua tudo que você precisa para manter seu padrão de vida atual, afinal ninguém quer ficar passando aperto em um momento desses... mesmo por que a intenção do exercício é te trazer tranquilidade ao invés de mais ansiedade. Hoje gasto em média 9 mil reais por mês, dentro desse valor tenho muita gordura para queimar incluindo a tal mesada da Sra.IF que gira em trono de R1.700,00. Mas como disse, quero poder atravessar essa crise como se ela nem tivesse existido! Então para todos os efeitos meus gastos são 9 mil reais.


   Feito isso some todo o dinheiro que você tem para atravessar a crise, a princípio estou me referendo a reserva de emergência e imagino que se vocês está lendo um blog de finanças deva ter uma! Se não tem não se desespere, no final dos post eu vou aliviar a sua barra. Além da reserva de emergência eu vou deixar você somar aqui qualquer tipo de investimento que esteja prontamente disponível para ser usado e que NÃO VAI LHE TRAZER PREJUÍZO POR SACA-LO MAIS CEDO. Eu sei lá que tipo de investimentos você possui mas no meu caso estou considerando tudo que tenho em cardeneta de poupança, conta corrente no Brasil, conta corrente no exterior e um restinho que está parado na corretora. Deixei de fora todos os ativos que despencaram e que teria que vender no prejuízo para poder usar durante a crise.


   Após somar tudo a conta é muito simples, divida pelo valor dos seus gastos mensais e como mágica suas preocupações com a crise que estamos passando desaparecerão! No meu caso hoje conseguiria viver aproximadamente 17 meses sem precisar receber um único centavo em forma de renda passiva e sem precisar vender qualquer tipo de ativo. Isso é quase um ano e meio sem precisar me preocupar com outra coisa se não como irei me adaptar a nova realidade, é lógico que a renda não irá zerar e muito menos irei manter o mesmo estilo de vida caso perceba que as coisas não estejam melhorando. Porém só de ter essa tranquilidade já me deixa confiante que seja qual for o desenrolar desse momento que estamos vivendo, eu possuo todas as condições de dar a volta por cima mantendo a cabeça no lugar.


   Não sei exatamente o resultado que você chegou fazendo suas próprias contas, mas se não gostou do que viu seja por que nunca pensou que uma reserva de emergência fosse necessária ou por que usou esses recursos para investir em ativos que despencaram, não se desespere. Faça novamente o mesmo exercício só que dessa vez considere apenas os gastos essenciais para viver, inclua tudo que achar necessário, no meu caso eu já acompanho esse número faz um tempo e o chamo de custo básico de vida onde inclui gastos com moradia, alimentação, saúde e transporte... na média esses gastos essenciais ficam em torno de 4 mil reais, valor muito inferior ao meus gastos mensais completos e que com certeza aumenta em muito meu tempo de sobrevivência. Mesmo sendo extremamente desagradável ter que possivelmente reduzir o padrão de vida em um momento desses, ainda sim acredito que lhe trará conforto saber que poderá aguentar firme no bote salva-vidas por alguns meses até o resgate chegar.



   Como disse esse rápido exercício irá trazer muito conforto e tranquilidade para a maioria dos leitores do blog, o momento é de mantermos a calma. Saber que ficaremos bem por meses a fio mesmo não podendo contar com qualquer tipo de renda irá nos permitir tomar decisões mais acertadas e com maior tranquilidade.



   Convido você agora a parar de ler aqui e ir fazer suas continhas para então compartilhar seus resultados no blog, abaixo eu criei duas rápidas pesquisas sendo que a primeira você irá dizer quanto tempo sua reserva irá durar sem precisar reduzir em nada o padrão de vida, já a segunda pesquisa é considerando apenas os gastos que você julgou essenciais.



Gastos totais: Quanto tempo de reserva você possui?

Nada
1 mês
2 a 3 meses
6 meses a 1 ano
2 a 5 anos
Mais de 5 anos
Created with Quiz Maker



Gastos Básicos: Quanto tempo de reserva você possui?

Nada
1 mês
2 a 3 meses
6 meses a 1 ano
2 a 5 anos
Mais de 5 anos