Aposentadoria antecipada e post antecipado...

   Eu sei, eu sei meu caro leitor... prometi que meu primeiro post seria a exatamente 365 dias antes da minha aposentadoria, mas se tem uma coisa que eu aprendi em busca da IF (independência financeira) é que planos mudam e quanto menos flexível nossos planos forem, mais teremos que trabalhar para atingir a IF.

   Quando decidi vir trabalhar no exterior com o objetivo de fazer meu "pé de meia" tinha planos de ficar 10 anos na minha atual empresa. Os primeiros dois anos foram fantásticos, estava deslumbrado com tudo a minha volta! Porém no terceiro ano a "lua de mel" foi acabando, a cultura da empresa e a cultura local (muçulmana) começou a me dar nos nervos. Passei a enxergar tudo de maneira pessimista, certamente as condições de trabalho pioraram bastante, porém tenho certeza que a minha visão é a grande responsável pela minha decisão de reduzir a estadia para 8 anos. No quarto ano minha insatisfação parece que tomou forma física, meu nível de ansiedade para deixar essa vida de "escravo" chegou a tal ponto que passou a afetar minha saúde, dores inexplicáveis tomaram conta do meu corpo, gastrite, dificuldade para dormir e uma falta de energia total para trabalhar.





   Foi quando percebi que eu não só estava em uma "corrida dos ratos" mas também em uma corrida contra o tempo, sentia que se realmente ficasse 8 anos no atual emprego correria o enorme risco de literalmente "morrer na praia", em outras palavras desenvolver uma doença grave que jogaria no lixo toda o meu sonho de aproveitar minha IF. Dessa forma reavaliei as finanças e comecei a abrir mão de uma "IF 5 estrelas" para uma IF mais modesta. Segundo minhas projeções em 10 anos poderia me aposentar com 6 milhões na conta e próximo dos 46 anos de idade. Só que o preço a pagar seria muito elevado, as vezes penso que é exagero meu cogitar que o "simples" stress do trabalho possa vir a desencadear uma doença grave dentro dos próximos 6 anos, mas sei que nunca me perdoaria por vender a minha saúde para uma empresa caso eu realmente venha a adoecer antes de sequer aproveitar um mísero ano da IF que eu tanto persigo.

   Dessa forma hoje reduzi meus planos para 5 anos de trabalho "escravo", projetando um patrimônio de 3.6kk e uma renda mensal passiva de 12 a 15 mil reais por mês. Além disso meus planos de viver na Europa após a IF estão suspensos, irei mudar para um país Asiático (onde o custo de vida é baixo) ou então voltar ao Brasil. Tudo vai depender de alguns fatores que eu ainda pretendo explorar em um futuro post. Ou seja, estou flexibilizando meus planos nas "duas pontas", patrimônio e gastos.

   Em um mundo perfeito estaria trabalhando no emprego dos sonhos sem ter que contar os segundos para a minha aposentaria, acumulando patrimônio e sem muita pressa de sair da "corrida dos ratos". Infelizmente a realidade é outra, me sinto tão sufocado e desesperado a ponto de abrir mão de um emprego "perfeito" que me deixaria multi milionário em menos de uma década. Mas o mundo não é perfeito, nossa vida é finita e o dinheiro não compra tudo... dessa forma eu reafirmo meu compromisso de no dia 16/Maio/2019 deixar para trás tudo que escrevi  acima e conquistar não só a minha liberdade financeira como a minha saúde física e mental que perdi ao longo dos anos.
Até o proximo post....

Sr. IF365