Diminua seu custo de vida morando no exterior...

      Como já comentei anteriormente, ao longo do tempo fui fazendo ajustes nos planos para FIRE (Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada) de forma a reduzir o meu tempo de exposição as condições insalubres de trabalho  e estilo de vida que venho levando nos últimos quase 5 anos (na verdade exerço essa profissão desgastante a 22 anos). Se por um lado fiz de tudo para aumentar minha renda e acumular mais patrimônio, também comecei a fazer concessões  no tocante à minha vida após deixar o emprego.






   Quando comecei a trilhar o caminho da IF sonhava em morar nos EUA, Canadá ou Europa. Porém conforme fui reduzindo o tempo que estou disposto a trabalhar (pensava em me aposentar aos 46 anos e hoje quero parar aos 41) e vendo as taxas de juros brasileiras minguarem a projeção da renda passiva gerada pelos meus investimentos despencaram, como não existe milagre no mundo das finanças fui obrigado a também reduzir as expectativas “pós IF” e planejar uma vida mais simples e barata. A solução mais óbvia seria optar por morar em países com custo de vida reduzido, no site NUMBEO é possível acompanhar o custo de vida em 115 países e fazer comparações. No momento que escrevo este post o Brasil encontra-se na posição 62 (considerando custo de vida mais aluguel), ou seja teoricamente eu poderia escolher entre 53 países “mais baratos” para se morar após atingir minha IF. Digo teóricamente porque vários desses países são inviáveis seja por motivos sociais, legais ou até mesmo por estarem em guerra.






    Entender a tabela é muito simples, o índice refere-se a uma comparação direta com o custo de vida na cidade americana de New York (NYC), então qualquer valor abaixo de 100 seria uma porcentagem menor no seu custo de vida comparado a morar em New York, já qualquer valor maior que 100 é uma porcentagem maior nos gastos. O custo de vida no Brasil é de 33.27, ou seja 100-33.27= 66.73% mais barato morar no Brasil do que em NYC. É importante lembrar que esse índice leva em conta o preço do aluguel que vai ser o meu caso quando começar a desfrutar da IF, não tenho planos de adquirir imóvel próprio em lugar algum do mundo. Caso deseje refinar sua pesquisa o site oferece tabelas organizadas por outros parâmetros como apenas bens de consumo, só aluguel e até índice de violência, onde o nosso Brasil ocupa a honrosa posição de número 6 no ranking.

   Por motivos pessoais e por já conhecer o país tenho planos iniciais de me estabelecer na Indonésia, essa será a minha primeira parada quando começar a curtir a tão sonhada IF. O site NUMBEO também ofere uma ferramenta de comparação direta entre países ou mesmo cidades. Fazendo uma rápida pesquisa é possível saber que morando na Indonésia os preços em geral dos bens de consumo são 22% menores, aluguel 37% menor, estrondosos 52% de diferença para MENOS em gastos com restaurante e a conta de supermercado sai quase 10% mais CARA morando por lá. O último número na tabela refere-se ao poder de compra do trabalhador local, isso não me afeta pois minha renda vem de investimentos no Brasil.







   Se você tem interesse em deixar o Brasil seja para ir atrás da IF ou mesmo para desfrutar da IF conquistada a internet oferece inúmeras ferramentas para fazer tal planejamento. O único ponto importante que vale ressaltar é a sua exposição a variação cambial onde do dia para noite você pode ser surpreendido com um custo de vida maior ou menor conforme a valorização ou desvalorização do Real frente a moeda do país que você escolhei para viver.

Sr IF365