Quem fala não sabe, e quem sabe não fala…

   Basta pesquisar no Google por “Independência Financeira” e você vai ver a quantidade de sites, canais de YouTube, blogs e Instagram que irão aparecer sobre esse assunto. Fico impressionado com o número de especialistas que apareceram do dia para a noite ensinando como chegar na IF, primeiro milhão, aposentadoria cedo, etc. Porém cada vez que me deparo com um desses sites a primeira coisa que procuro saber é se essa pessoa em questão já é IF, já tem o primeiro milhão ou se já se aposentou cedo. E a resposta em 99% dos casos é NÃO.

    A verdade é que assim como nos EUA a busca pela IF virou um negócio tão lucrativo quanto livros para emagrecer, torna-se irresistível para as mulheres, parar de fumar, etc… ou seja, deixou de ser um assunto que deveria estar na seção de economia para ser encontrado na seção de auto-ajuda. E como a maioria esmagadora dos autores de auto-ajuda, o objetivo final parece ser o de “se auto-ajudar” a vende os livros, cursos e planilhas ao invés de ajudar o leitor.




   Logicamente estou generalizando e tem sim muitos sites bem intencionados, mas esses também me parecem mais ferramentas de marketing para corretoras. Em sua maioria estrelados por pessoas que não chegaram lá ainda e ficam oferencendo produtos de corretoras, opiniões e fórmulas teóricas que nem sabem se funcionam pq não chegaram lá ainda.

   Acredito piamente que para poder falar de um assunto você tem que ter tido experiência prática nele, para ensinar como chegar na IF tem que ser IF e para falar como acumular 1 milhão tem que ter 1 milhão. Infelizmente talvez pelos motivos mais diversos, entre eles a violência generalizada do Brasil, é muito difícil encontrar gente falando abertamente sobre IF no país. Acredito que o indivíduo tenha pavor dos vizinhos, jardineiro ou porteiro descobrirem que estão olhando para um milionário. E levando em conta os números da criminalidade no país dou toda a razão a essas pessoas que se recusam a falar abertamente. Dessa maneira cheguei a conclusão que está no título, “quem fala não sabe, e quem sabe não fala”.





    Acompanho diariamente em todas as mídias sociais vários autores que de uma forma ou de outra me inspiram a seguir na luta rumo a IF. Na lista abaixo são os que eu leio ou assisto com frequência nos dias de hoje, como você pode notar é quase impossível achar algum site brasileiro onde o autor já esteja vivendo plenamente sua IF, caso conheça algum que não foi mencionando deixe nos comentários abaixo.

   VIVER DE RENDA - Apesar da lista não estar em ordem de importância o primeiro blog que me vem à mente é o do VdR. Posso afirmar categoricamente que ele foi uma das minhas maiores inspirações para buscar IF. Infelizmente para os leitores e felizmente para ele o Bitcoin tomou conta do blog e dizimou a qualidade dos posts. Parece que virou um tributo a alguém que ganhou na loteria, era muito animador torcer por cada conquista suada dele. Com a explosão do Bitcoin qualquer rendimento q ele obteve ao longo da vida parece irrisório frente ao montante que ele conseguiu com o Bitcoin. Mesmo assim é um cara iluminado, além da aposta nos Bitcoins também comprou Tesouro Direto na hora certa!

   APOSENTE AOS 40 - Blog com pouca participação mas com um dos melhores conteúdos sobre IF no Brasil. O autor escreve artigos incríveis e as análises de caso são um show a parte. Entra na categoria de quem “fala mas não chegou lá ainda” mas com muita humildade e conhecimento supera qualquer falta de experiência em se tratando de IF.

   IDEIAS RADICAIS - Quer se preparar para o pior cenário econômico possível? Assista os videos sobre economia desse sujeito, se acontecer metade das previsões que ele faz o mundo irá acabar em breve.

   O PRIMO RICO - Fala muito, informa pouco e meio que se vendeu para corretora. As vezes ainda tem alguma entrevista interessante, tipo a última entrevista com o Bruno Perini, esse cara diz que chegou ao primeiro milhão e pretende viver disso. Como o AA40 já escreveu em um dos artigos dele, 1 milhão não é mais o suficiente.

   ANDRÉ BONA - Um dos poucos “consultores” que parece não ter rabo preso com nenhuma corretora ou banco. Fala oque pensa e tem idéias muito interessantes sobre o mercado financeiro. Peca nos “hang outs” quando trás convidado e fica fazendo propaganda do curso dele. Mas o cara tem que fazer o “jaba” se não morre de fome.

   GUSTAVO CERBASI - Uma pena, acho que é uma cara que chegou lá mas não consegue me agregar nada na busca da IF. Assinei o canal dele pois achei genial o vídeo “O trabalho não vai enriquecer você”, mas depois disso ficou tão fraco e genérico que decidi não mais me inscrever no canal.

   ME POUPE - Só assisto porque ela é gata. Conteúdo fraco e se vendeu para corretora.

   CLUDE FII - Minha referência absoluta em se tratando de Fundos Imobiliários, que por sinal compõem 33% da minha carteira.

   DICA DE HOJE - Canal extremamente técnico voltado para ações, insisto em acompanhar porque me parece que o autor sabe muito sobre o assunto mas ao final de cada vídeo ele sempre chega a mesma conclusão, as ações tem chances de cair, mas podem também subir ou ainda andar de lado.


Gosto muito de podcasts e ouço frequentemente:

   THE DAVE RAMSEY SHOW - Acrescenta pouco em busca da IF mas o cara prende a atenção além de nos alertar para o perigo do endividamento.

   MAD FIENTIST - Na minha opinião o melhor podcast sobre IF no momento. Todos os entrevistado de uma forma ou outra já estão vivendo a IF e sempre aprendo algo novo com eles.

Comentários