Como iniciar no mercado de Fundos Imobiliários...

     Acabei de ler o livro “Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário” do André Bacci, não vou dizer que é uma “Bíblia” para todos que pretendem investir em FIIs, mas sim como o próprio título do livro diz uma introdução ao assunto. Muitos dos conceitos exibidos no livro são amplamente divulgados em sites e fóruns especializados porém o livro consegue condensar toda essa informação nos 6 capítulos em que é dividido.





   Gostei muito de como o livro foi estruturado, primeiro explica bem como é investir diretamente em um imóvel exaltando suas vantagens e desvantagens, para só então começar a falar de Fundos Imobiliários trançando um paralelo com oque já foi dito sobre investimentos diretos em imóvel. Como todo livro que trata de investimentos o tom do autor é sempre muito cauteloso, ressaltando os riscos envolvidos e a possibilidade desse investimento dar errado. Isso meio que já virou padrão entre todos os escritores do mundo das finanças e parece mais um proteção contra a possibilidade de ser responsabilizado por possíveis desastres financeiros que alguém possa sofrer ao aplicar os conhecimentos obtidos no livro (ou blog).

  O principal conceito que tirei desse livro foi o de que cotas negociadas em bolsa são como letreiros instalados na frente de imóveis que mostram o preço dele naquele exato momento, ou seja a cada nova negociação o valor do imóvel muda e você fica sabendo o quanto ele "vale". Já imaginou isso no mundo real? Sua casa com uma placa na frente e sendo atualizada várias vezes ao dia, de manhã ela vale 200 mil e a tarde 300 mil, ou pior você acorda com ela valendo 200 mil e vai dormir com ela valendo só 150 mil… uma verdadeira loucura em se tratando de imóveis onde investimentos são para longuíssimo prazo, normalmente um imóvel vai durar mais que a sua própria vida! É preciso encarar investimentos em FIIs como eles realmente são, compra de um ativo que gera renda mensal através de aluguel, dessa forma o foco deve ser na renda e não na valorização da cota, isso porque em alguns casos essa valorização não virá já que no geral fundos não são destinados a crescimento e sim exploração de um imóvel. Ninguém fica ligando várias vezes ao dia para imobiliárias perguntando quanto está valendo seu imóvel naquele momento, e mesmo que fizesse o valor estimado pode estar longe doque o mercado está disposto a pagar.

  Esses conceitos simplificam muito as decisões de investimentos principalmente quando comparado a investimentos em ações onde as variáveis são infinitas, os mesmos conceitos que você usaria para adquirir um imóvel próprio são os que você deve usar quando optando por colocar seus recursos em FIIs, localização, qualidade do imóvel, administração, retorno esperado em forma de aluguel, etc… parâmetros bem palpáveis e que de certa forma estamos acostumados a lidar no dia a dia. Eu mesmo durante o tempo que a minha casa ficou alugada pouco me preocupei com o valor de mercado dela, só queria saber o quanto de aluguel iria receber naquele mês, qual seria o reajuste para o próximo ano e se o inquilino estava cuidando bem do imóvel. Conceitos que podem ser diretamente aplicados aos FIIs.

  Enfim, o livro não fará ninguém especialista no assunto mas é um ótimo começo para ingressar no mundo dos FIIs. Continuo estudando essa classe de investimentos mesmo já estando “atolado até o pescoço” em FIIs, o mínimo que posso fazer é adquirir o máximo possível de conhecimento nesta area para de certa forma conseguir proteger meu capital e tomar decisões informadas sobre o assunto.

Sr IF365.

Comentários