Alta do dólar que deixa o Sr.IF365 feliz e você triste…

   Todos nós da comunidade FIRE acompanhamos de perto a escalada do dólar nas últimas semanas, cada especialista vem com uma explicação diferente para essa alta repentina mas oque realmente importa é que subiu e eu como guru supremo das finanças posso afirmar categoricamente e com 100% de certeza que nos próximos meses é provável que o dólar continue subindo ou volte a cair, mas também tem grandes chances de  “andar de lado”.




   Quem lê o blog a algum tempo sabe que a fonte de renda principal do Sr.IF365 é atrelada ao dólar, então ele fica muito feliz quando esses ataques especulativos acontecem e consegue mandar seu suado dinheirinho para o Brasil com dólar a R$3,50 ou mais. Mas antes de parar de ler esse post e me chamar de egoísta vale lembrar que a não ser que você tenha viagem planejada para Miami, onde pretende gastar com coisas que não precisa para impressionar pessoas que nem conhece, a alta do dólar pode sim ser uma grande oportunidade para o seu bolso caso aplique no mercado financeiro brasileiro.


  Se você assim como eu está tentando aumentar seus rendimentos através da renda variável depois da queda vertiginosa dos juros pagos na renda fixa, deve ver com bons olhos essa escalada do dólar. Isso porque uma enorme parte do capital que gira a nossa bolsa de valores vem do exterior e conforme o dólar sobe o fluxo de caixa que entra na renda variável deve aumentar consideravelmente uma vez que os ativos ficam mais baratos, elevando ainda mais a cotação deles. Isso deve dar um fôlego a mais para o índice brasileiro e quem sabe amenizar os efeitos da instabilidade política que domina o país em ano eleitoral. Como se não bastasse muitos setores de exportação serão beneficiados com essa alta do dólar já que seus preços serão mais competitivos no exterior.


   Então apesar do Sr.IF365 se beneficiar diretamente da alta do dólar você também será indiretamente beneficiado nesse possível novo ciclo de alta, basta estar atento às oportunidades que estão bem na frente dos seus olhos e tirar proveito delas. Meu cenário ideal para esse último ano antes da IF seria de dólar em alta e bolsa em baixa para que eu pudesse comprar o máximo possível de ativos antes de parar de trabalhar, depois disso uma valorização maciça do Real seria tudo que eu precisaria para viver tranquilo no exterior com meus rendimentos no Brasil, mas aí já seria muito egoísmo da minha parte. Por isso que eu continuo trabalhando e criando uma “gordura” para meus planos de aposentaria antecipada, vai que acontece tudo ao contrário?


Sr.IF365

Comentários