Meu “bilionário” favorito…

   Como todo bom participante da comunidade FIRE e obcecado por finanças pessoas seria de se esperar que eu tivesse como grande ídolo algum investidor do tipo Warren Buffett, Benjamin Graham ou Thomas Rowe Price Jr. Mas apesar de todos esses nomes serem sim personalidades ímpares no mundo das finanças a minha real admiração vai para Johnny Depp, isso mesmo aquele que faz o pirata beberrão no filme Piratas do Caribe. A história financeira dele me fascina mais doque a de todos os outros bilionários citados acima e a razão é bem simples, Johnny Depp é a prova viva de que o importante não é o quanto você ganha e sim o quanto você gasta.





   Estima-se que essa figura pitoresca de Hollywood tenha ganho em sua carreira cerca de 650 milhões dólares ou o equivalente a 2.4 BILHÕES de reais, mas mesmo com toda essa grana enquanto o Sr.IF365 estará curtindo sua independência financeira em Bali no próximo ano o ator em questão estará gravando em algum estúdio da Disney o sexto filme da série Piratas do Caribe (isso se a Disney não der um “pé na bunda” dele), mas se você acha que ele irá gravar mais esse filme pelo puro prazer em vestir a fantasia de pirata e ficar pulando de lá pra cá em frente a uma tela verde (que posteriormente será substituída por computação gráfica de última geração) está muito enganado, acredite se quiser Johnny Depp não só precisa do emprego para viver mas também para sair do buraco financeiro em que se encontra! Resumindo, provavelmente você e eu estamos em melhores condições financeiras que o astro de Hollywood!


   Mas como isso é possível Sr.IF365?!?! O cara ganhou milhões de reais por cada filme que atuou e por mais incompetente que alguém seja financeiramente não tem como ficar pobre tendo conseguido tanto dinheiro na vida. É aí que a velha máxima da comunidade FIRE “o importante não é o quanto você ganha e sim o quanto você gasta” entra em cena, Johnny Depp conseguiu a façanha de gastar ao longo dos últimos 20 anos aproximadamente 2 milhões de dólares por mês, o que representa 244 mil reais POR DIA. Inacreditável não é? Quase impossível de se imaginar, enquanto o Sr.IF365 lutou por mais de duas décadas para juntar um patrimônio próximo de 1 milhão de dólares o Johnny Depp gastou isso em 15 dias! Acho que chega a ser cansativo tentar bater uma meta dessas….rs


   Logicamente ele não saia de casa todos os dias para ir ao shopping da esquina tentar gastar o equivalente a 244 mil reais comprando roupas na C&A, parando para tomar um café na Casa do Pão de Queijo e pegando um cinenima no final de tarde antes de “bater aquele lanche” no Subway, para conseguir a façanha de torrar 2 milhões de dólares por mês ele adquiriu entre outros “bens” coisas do tipo ilha no Caribe, castelo na França, coleção de carros, obras de arte, jato executivo e o meu “gasto favorito” divórcio. Enfim provou mais uma vez que o importante não é o quanto você ganha e sim o quanto você gasta, e que não existe limites para uma pessoa disposta a gastar toda a sua fortuna em coisas que irão apenas gerar gastos e não renda. É a velha dificuldade em diferenciar ativos de passivos.


   Fica a impressão que o caso do Johnny Depp esteja mais associado à alguma patologia psicológica do que simplesmente ele estar aproveitando a vida ao máximo, coisa do tipo personalidade autodestrutiva onde a pessoa não se aceita e quer afundar a própria vida. É óbvio que ele não é exatamente uma pessoa normal e sua situação econômica vai além de incompetência financeira uma vez que ele até contratou uma empresa para cuidar de suas finanças, mas que infelizmente não conseguiu controlar o literalmente "pobre maluco".


   Pois é meus caros leitores, o caso do Johnny Depp não é o primeiro e nem o único entre os bilionários psicóticos que conseguiram perder tudo por falta de controle pessoal, para os pobres mortais como nós fica a lição de que nada é impossível em se tratando de gastar dinheiro.