Venha voar com o Sr.IF365…

     Tenho certeza de que depois que divulguei em um post anterior que trabalho como piloto de linha área em Dubai muitos leitores do blog passaram a me chamar de “chorão e reclamão”…rs Ficam imaginando que o Sr.IF365 reclama de barriga cheia já que é pago para ficar sentado lá na frente da aeronave sem fazer absolutamente nada, depois do voo chega no hotel e sai para curtir a vida adoidado em algum destino exótico cercado de belas comissárias de voo.







   Pois bem quero convidar você meu caro leitor a passar um dia no meu lugar, para isso irá precisar de uma poltrona que seja confortável mas que não recline a ponto de virar cama (igual a um assento da classe econômica de qualquer avião), uma televisão sintonizada na TV Senado, um despertador, muito café, um lanche ou refeição de microondas, papel/caneta, o livro mais chato que você já leu na vida e muita disposição. Pronto? Então vamos lá…


   Primeiramente escolha um dia qualquer onde você foi convidado para algum evento que realmente gostaria de participar, pode ser um aniversário, churrasco em família ou um simples evento esportivo na TV. Se quiser radicalizar a experiência pode ser também na noite de natal, Ano Novo ou então no dia em que sua mulher vai ter seu primeiro filho. Fica a seu critério, o importante é que uma vez que você escolheu a data não pode mudar e já esteja ciente que não irá participar de tal evento, não importa quantas pessoais irá decepcionar por não poder comparecer… tem que ir trabalhar! Nesse dia você irá acordar e já colocar o despertador para às 22h da mesma noite, esse é o horário que terá que acordar para ir trabalhar, como irá gerenciar seu descanso daqui por diante deixo a seu critério. Você pode tentar ficar na cama até tarde, ir fazer as coisas pela manhã com a esperança de ter um pouco de sono depois do almoço ou então ir ao shopping com a esposa para que ela não fique entediada por passar o dia inteiro em casa acusando você de nunca fazer nada. Seja lá oque decidir te garanto que não irá conseguir dormir sem ter sono.


   Depois de rolar de um lado para o outro na cama às 22h o despertador irá tocar e é hora de tomar um banho e seguir para a sua sala, não se preocupe em comer nada ainda porque durante o “voo” tem bastante comida “saudável”. Normalmente levo 1:30h entre acordar e chegar no trabalho, lá demoro mais uma hora para preparar o voo e seguir para a aeronave, a essa altura já são 01:00h da manhã aproximadamente, então quando for esse horário sente na sua confortável poltrona e ligue na TV Senado, ela representará os instrumentos do avião. O voo de hoje terá uma duração de 9 horas, então da 1h da manhã até as 10h você irá ficar sentado na sua poltrona atento ao que acontece no senado brasileiro, mas não se desespere pois de tempos em tempos você poderá levantar da poltrona e ir esticar as pernas ou ir ao banheiro, apenas não demore muito pois apesar de terem dois pilotos lá na frente não é bom deixar um sozinho pilotando, afinal você está lá para trabalhar.


   Assim como na TV Senado durante o voo não espere que muito coisa aconteça, as aeronaves modernas são extremamente confiáveis mas caso algo venha realmente a acontecer você foi muito bem treinado para lidar com isso. Então relaxe e quando o sono bater tome um cafezinho, dois, três, quatro… te garanto que você poderia tomar a produção anual inteira de café da Colômbia e ainda sim vai sentir um sono absurdo, mas com certeza aquela gastrite vai começar a atacar seu estômago. Então talvez seja uma boa idéia colocar algo no estômago vazio, hora de aquecer aquela comida congelada “saudável” de microondas, o gosto até que não é ruim mas você sabe que é um veneno para a saúde.
Depois da refeição o sono fica insuportável, são 05:00h da manhã e você nota que o sol está nascendo na janela, nós pilotos somos pessoas de sorte não é mesmo? Um lindo nascer do sol para ser apreciado, é tudo que você queria naquele momento onde o sono é insuportável, seu estômago está tentando digerir café com lasanha congelada e sua cabeça dói de tanto sono.


   Ainda falta muito para chegar ao destino mas para matar o tempo podemos nos entreter na cabine também, a empresa permite que os pilotos leiam manuais da aeronave para que se mantenham atualizados, hora de pegar aquele livro chato que você já leu mil vezes e tentar ler mais uma vez às 6h da manhã, com dor de cabeça e um sono que nunca sentiu antes. Só não esqueça de monitorar a TV Senado caso algo aconteça e de tempos em tempos tome nota usando o papel e caneta sobre oque está sendo falado, piloto tem toneladas de papel para preencher durante o voo.


   E o sono, tornou-se insuportável? Felizmente a empresa sugere tirar o famoso “descanso controlado”, um dos pilotos avisa o outro que irá usar 20 minutos para descansar enquanto um tenta ficar acordado, porém tudo tem que ser feito na sua poltrona que mal reclina (não vale deitar no sofá!), 20 minutos dormindo sentado é um descanso revigorante para quem está acordado desde a manhã anterior caso não tenha conseguido dormir a tarde. Segundo o manual da empresa depois desses 20 minutos você acordará um Tom Cruise no filme TOP GUN de tanta disposição, pronto para deixar o colega do lado tirar o “descanso controlado” dele e tocar as últimas 4 horas de voo que ainda faltam para chegar ao seu destino.






    Agora são 9h da manhã, você toma um último café antes de programar a descida e aproximação para pouso, dependendo de como foi o seu descanso no dia anterior talvez tenha dormido 2 a 3 horas nas últimas 24h ou então seu único “descanso” foram os 20 minutos que “dormiu” sentado na poltrona da cabine. Seja como for preste atenção no que está fazendo, erros não serão tolerados pela empresa além de colocar vidas em risco! São 9:45h da manhã e chegou a hora do pouso, gostaria de sugerir que nesse momento você pegasse o seu carro e tentasse fazer uma baliza na frente da sua casa, mas como não quero ser processado por causa disso apenas imagine a dificuldade que seria executar tal manobra, imaginou? Agora pense que tenho que pousar um avião nesse estado físico e mental… não se preocupe, é mais fácil doque parece!rs Mesmo assim na minha mente vem sempre o pensamento e a esperança de que nada de muito sério acontece pois meus reflexos e capacidade cognitiva estão totalmente comprometidos.


   O pouso até que foi bom, os passageiros desembarcaram, você terminou de preencher a papelada e já pode levantar da sua poltrona, são 10:30h de um lindo dia. Todo mundo ao seu redor cheio de energia depois de uma noite revigorante em suas próprias camas. E quais são os seus planos? O hotel é uma viagem de van de apenas uma hora, chegando no quarto toma um belo banho… o sol brilha lá fora, você não dorme a quase 30 horas. Nesse momento existem varias opções, que tal ir malhar para manter a saúde? Será que aguenta fazer uma hora de esteira nessas condições? Não é a toa que está gordo, não consegue ir à academia desde as últimas férias. Ou então que tal relaxar na pisciana do hotel? Um baita sol lá fora, minha cabeça não para de doer e por isso não estou com a mínima vontade de ficar na piscina… Já sei, vou tomar uma aspirina, um RedBull e sair para explorar o lugar… mas putz, esqueci que hoje é dia 24 de Dezembro e tudo está fechado! Acho que vou dormir mesmo… depois ligo via Skype para casa e desejo um feliz natal aos parentes, sempre com aquele sorriso no rosto para não deixar a família mais chateada ainda com a sua situação. Apenas não durma o dia inteiro pois se fizer isso não irá conseguir dormir a noite, lembre-se que daqui a 24h tem que operar o voo da volta.


   Tente fazer essa experiência duas as três vezes por semana durante mais de duas décadas e me diga se minha obstinação pela independência financeira e aposentadoria antecipada não se justifica, na verdade esse estilo de vida é o maior incentivo que eu posso ter para atingir meus objetivos de FIRE e explicar porque com 40 anos de idade me sinto como se tivesse vivendo em um corpo de 80.


Sr. IF365

Comentários

  1. Deve ser muito difícil mesmo quem está do lado de fora não imagina isso. Algumas carreiras realmente "tiram o coro" da pessoa que a exerce e mesmo as que aparentam ter um certo glamour podem não ser tão recompensadoras na realidade. Sorte do que entendem isso e sabem dar a volta por cima e não são apenas mais um no sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ossos do ofício, teve seus altos e baixos mas confesso que não sinto a menor saudade da profissão. A carreira foi mais longe dq eu podia imaginar e por isso não ficou nenhum tipo de frustração para trás quando decidi parar, só sinto falta mesmo é do salário!rs

      Excluir

Postar um comentário