O Gráfico da Independência Financeira…

   Como todo aspirante à FIRE (Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada) sou um apaixonado pela minha planilha em Excel (hoje Google Sheets), essa planilha já me acompanha a décadas e hoje é um verdadeiro Frankenstein de tantos remendos e fórmulas “malucas” que me permitem acompanhar a valorização patrimonial, renda passiva, rentabilidade dos investimentos, etc… sem contar que me permite fazer projeções relacionadas a minha aposentadoria antecipada. Mas será que tudo isso é realmente necessário? Quem disse que para se atingir a IF a pessoa necessariamente precisa de planilhas elaboradas e projeções complicadas?

   Ao meu ver fazer um acompanhamento do patrimônio apesar de não ser condição essencial para se atingir a IF é saudável no sentido de que cria motivação para continuar a longa jornada rumo à independência financeira, o processo de acumulo patrimonial é lento e tedioso (a não ser que você recebeu uma herança ou ganhou na loteria), por isso caso você não tome nota do seu progresso irá fatalmente desanimar e perder o foco no longo prazo. Minha planilha consiste de diversas abas, gráficos e fórmulas, mas se eu tivesse que recomendar uma única maneira de fazer o acompanhamento da evolução patrimonial seria através do Gráfico da IF.





   Nesse gráfico de maneira bem simples você irá fazer uma acompanhamento mensal do seus gastos e do patrimônio atual, só isso… com base no valor do seu patrimônio acumulado a planilha irá calcular automaticamente qual seria sua renda passiva (ou taxa segura de retirada como queira chamar), em outras palavras o quanto aquele patrimônio estará contribuindo para sua IF. Para isso a planilha usa a clássica “regra dos 4%” adotada pela maioria da comunidade FIRE, mais informações sobre a taxa segura de retirada AQUI.

   Uma vez que você inseriu mensalmente os seus gastos e o valor patrimonial acumulado o gráfico gerado irá mostrar sua evolução rumo à independência financeira, conforme a linha vermelha e a azul se aproximam você estará cada vez mais independente financeiramente, até que um dia a linha azul irá se sobrepor à linha vermelha e a sonhada IF foi atingida. Nesse dia a renda gerada pelo seu patrimônio é suficiente para cobrir seus gastos mensais, como gosto de dizer é simples porém não é fácil.





  Inevitavelmente conforme você se envolve com os objetivos de independência financeira e aposentadoria antecipada a tendência é certamente de aprimorar o acompanhamento da sua vida financeira, mas essa planilha é um bom começo e caso queria baixa-la você encontra AQUI.

Boa sorte na sua jornada!


SrIF365

Comentários