O melhor investimento do mundo...

   Nesses tempos de “juros baixos” e crise financeira generalizada é normal que procuremos alternativas de investimentos que maximizem o potencial de crescimento do nosso suado dinheirinho. A última grande idéia que tive para melhorar a rentabilidade do patrimônio foi reduzir minha exposição aos títulos públicos e migrar grande parte desses recursos para FIIs, até o momento estou satisfeito com os resultados porém só a longo prazo terei uma idéia melhor se essa foi uma decisão acertada ou não. Mas quando olho para trás vejo que de certa forma ao longo das últimas duas décadas eu fiz sim o melhor investimento possível que estava ao meu alcance, investi na minha carreira.





   Investimento nenhum no mundo (talvez Bitcoin) por mais rentável que fosse me permitiria chegar ao patrimônio atual caso eu não tivesse conseguido fazer com que minha carreira andasse para frente ao longo desses últimos 23 anos. Puxei da memória meu primeiro salário como piloto particular voando para um empresário da minha cidade, ele tinha um pequeno bi-motor e me pagava R$750 por mês (a aeronave era utilizada somente aos finais de semana quando ele queria ir para a residência de veraneio em Angra dos Reis). De lá para cá meu salário subiu 8.000%, por si só se esse rendimento fosse apenas o resultado de um investimento financeiro eu já me daria por satisfeito com o lucro obtido, mas esse aumento salarial foi obviamente sendo gradualmente incorporado ao meu salário mensal ao longo de mais de duas décadas e me permitiu chegar nos dias atuais muito próximo da independência financeira.

   Ainda considerando que a carreira foi sim de longe o melhor investimento que eu poderia ter feito em toda a minha vida, destaco a vinda para o exterior como a decisão mais acertada na busca pela IF. Ao abrir mão de morar no meu país, longe da família e amigos o meu salário triplicou de um dia para outro além dos meus gastos despencarem mais que pela metade uma vez que a empresa paga moradia, transporte, plano de saúde, etc… Do ponto de vista financeiro entre todos os investimentos que já fiz até hoje, acho impossível encontrar um que seja melhor que esse, porém como nada é de graça nessa vida o preço cobrado por viver longe da família e amigos em um país muçulmano é grande. Sinto que o lado pessoal está congelado no tempo e tudo que faço é com o objetivo de no futuro próximo depois de atingir a IF “apertar o play” e voltar a viver uma vida normal.

   Enfim, no meu caso em especial a velha máxima que ecoa na comunidade FIRE “sua carreira é o melhor investimento que você pode fazer” se aplica perfeitamente, sei que a maioria absoluta das profissões não permite um crescimento salarial tão exacerbado como o exemplo que dei mas com certeza carreiras como a de médico por exemplo devem sim proporcionar possibilidades até superiores do que as minhas. Mesmo assim carreiras menos favorecidas tendem a remunerar melhor os profissionais mais dedicados e experientes, cabendo apenas a você não deixar que o estilo de vida (e consequentemente os gastos) acompanhem esse crescimento salarial. Como já disse em outros posts, caso o estilo de vida inflacione junto com a progressão da sua carreira você não irá atingir IF nem com 20.000% de crescimento salarial.

Sr. IF365