Checkup médico antes de deixar o emprego…

   Durante esses quase 24 anos de profissão com certeza danifiquei minha saúde a ponto de já ter comprometido parte da minha longevidade, esse é o preço que vou ter que pagar por me dedicar por mais de duas décadas a um trabalho que exigiu incontáveis noites em claro, mais de 12 mil horas sentado em um ambiente seco e pressurizado. Sem levar em conta todo o stress envolvido nas operações do dia a dia e os péssimos hábitos alimentares que desenvolvi abusando de cafeína e outros estimulantes para conseguir ficar acordado e ter energia para aguentar incontáveis noites em claro ou então os remédios que já tomei com o intuito de conseguir dormir sem estar com sono. Resumindo, não só literalmente vendi os 24 anos de vida que já se passaram mas também uma parte incerta do meu futuro.





   Felizmente minha família não possui nenhum histórico de qualquer tipo de doença rara ou mesmo câncer, porém meu lado materno não escapou de problemas cardíacos, diabetes e depressão. Não sei até onde estou à mercê dessa herança genética mas tenho certeza de que já coloquei meu corpo sob maus tratos tempo suficientemente para ter que me preocupar com problemas futuros de saúde. Dizem que mesmo carregando genes ruins algumas doenças necessitam de um gatilho para que sejam “acordadas”, se isso for verdade acho que gatilhos não faltaram em minha trajetória de vida.

   Atualmente estou muito bem coberto por um plano de saúde fantástico oferecido pelo meu empregador, cobre 100% de todas as despesas médicas que eu venha a necessitar, na verdade já passei por três pequenas cirurgias para retirada de pedras nos rins e não desembolsei um único centavo. Por isso quero aproveitar enquanto tenho esse beneficio para não ter surpresas desagradáveis ao deixar meu emprego, já imaginou eu pedir demissão e no dia seguinte descobrir um câncer ou outro problema de saúde mais grave e que precise de um tratamento caro? Não quero deixar isso para o acaso, se tem uma coisa que eu aprendi é que se deixar nas mãos do destino (ou deus caso preferir) ele irá te f#d3r.

   Por isso antes de pedir demissão pretendo passar por um checkup médico pré-FIRE, não sei exatamente como convencer o médico a pedir uma bateria de exames sem necessidade mas tenho certeza que já deve existir uma lista pré determinada para alguém que passou dos 40 anos de idade. No geral estou preocupado com doenças relacionadas ao coração e câncer, sei que devo estar cheio de outros problemas mas esses eu vou ajeitar quando conseguir colocar a vida nos trilhos após a IF, tenho esperanças que uma alimentação saudável e rotina de exercícios aliado à um baixo nível de stress irá permitir meu corpo se livrar dessas dores, cansaço e desânimo que sinto diariamente.

   Quando penso sobre o assunto acho inaceitável pessoas como Steve Jobs morrerem de doenças ainda tão jovens, se eu fosse um desses bilionários faria exames semestrais tentando detectar qualquer tipo de doença ainda no estágio inicial. Sei que uma vida regrada é o segredo da longevidade, mas com os avanços da medicina não existe o porque um multi-bilionário ser surpreendido por um câncer já em estágio avançado, me desculpem os médicos que estejam lendo meu post mas dentro da minha ignorância não vejo o porque não seria possível vasculhar regulamente nosso corpo através de exames não invasivos em busca de pequenos tumores e outras doenças.

   O Sr.IF365 não terá recursos para fazer exames semestralmente, mas a ideia é não só adotar um estilo de vida saudável mas também tirar proveito doque a medicina moderna tem a oferecer. Espero que nessa bateria de exames iniciais não seja encontrado nada mais grave, qualquer tipo de anomalia que exija tratamento irá inevitável atrasar meus planos para deixar o emprego. Irei sim contratar um plano de saúde bom, mas já consultei o quanto teria que pagar para manter esse mesmo plano que possuo hoje e infelizmente o valor de 600 dólares por pessoa torna a idéia inviável. Como dizem por aí, o importante é ter saúde o resto a gente corre atrás. E você, qual foi a última vez que fez um checkup?


Sr.IF365

Comentários