Similaridades entre a saúde física e a financeira…

   Já parou para pensar que sua saúde física tem tudo a ver com sua “saúde financeira”? Estar acima do peso e estar endividado ou no peso correto e com a vida financeira sob controle possuem enormes similaridades. Tudo que fazemos para manter a forma física pode ser aplicado em nossa vida financeira e vice-versa… Não entendeu ainda? Continue lendo que irei explicar melhor.





   Todos nós sabemos que para perder peso e manter a forma física basta consumir menos calorias doque se gasta, existem infinitas dietas mirabolantes na internet mas tudo se resume à pura matemática, se você gastar mais calorias doque ingere inevitavelmente irá perder peso. O mesmo acontece com as finanças, se você gastar menos dinheiro do que arrecada inevitavelmente irá acumular patrimônio. Obviamente o contrário também é verdadeiro, consumindo mais calorias que o necessário irá te deixar gordo e gastando mais doque você arrecada irá te deixar pobre. Para perdermos peso podemos atacar o problema ingerindo menos calorias, gastando mais calorias ou uma combinação dos dois. Já para acumular patrimônio podemos gastar menos dinheiro, ganhar mais dinheiro ou uma combinação dos dois.

   Agora que já falamos do óbvio vamos analisar outras similaridades não tão óbvias, a primeira é que no mercado existem infinitas fórmulas mirabolantes para se perder peso, dieta da proteína, shakes milagrosos, chás emagrecedores, etc… tudo isso é empurrado para a gente goela abaixo enquanto na verdade o simples fato de você controlar a ingestão de calorias e aumentar seu gasto calórico é o suficiente para emagrecer. Já no mundo das finanças arrisco dizer que existem ainda mais fórmulas e produtos milagrosos para enriquecer, basta consultar seu gerente do banco que ele com prazer irá oferecer o produto “certo” para você, sendo que a fórmula da riqueza é tão simples quando a da boa forma, gaste menos doque arrecada e invista em “produtos” simples, tesouro, ações, FIIs, imóveis, etc… Na minha opinião quanto menos mirabolante for o produto financeiro maiores as chances de escapar das armadilhas escondidas nos investimentos sofisticados, em outras palavras evitar taxas e custos que normalmente estão associados aos investimentos mais sofisticados.

   Falando em produtos para emagrecer e investimentos sofisticados, um enorme sinal de alerta é quando um especialista tenta lhe vender algo. Na internet não é incomum encontramos “coaches” fazendo promessas irresistíveis tanto para emagrecer como para ficar rico, não menos incomum é essas mesmas pessoas tentarem lhe vender um produto associado a ajuda ou consultoria oferecida. Não vejo problema nenhum em pessoas ganharem dinheiro com “coaching”, o problema é que normalmente o produto vendido passa longe de ser a melhor solução para o cliente. Esses “coaches” não fazem dinheiro através do serviço prestado e sim através dos produtos vendidos, seja ele um shake mágico para emagrecer ou um e-book que irá desvendar todos os segredos do mercado financeiro, o interesse do cliente fica sempre em segundo plano.

   A não ser que você seja daquelas pessoas que nasceram “magras de ruim” e pode comer de tudo sem engordar ou então nasceu em “berço de ouro” e não precisa trabalhar para conquistar a IF já sabe que tanto manter a forma como chegar na independência financeira é difícil. Se fosse fácil todos nós seríamos magros e ricos, mas no geral a minha impressão é a de que as pessoas estão cada vez mais acima do peso devido aos péssimos hábitos alimentares e cada vez mais endividadas devido aos péssimos hábitos financeiros. Todos nós sabemos que comer muito engorda e gastar muito empobrece, porém como disse a solução apesar de simples não é fácil e atingir os objetivos de emagrecer ou de IF são caminhos bem similares.

   O Sr.IF365 encontra-se hoje tão fora de forma quando em agosto de 2010, naquela época estava com 85kg quando meu peso ideal é 73kg, naquela época montei uma planilha para acompanhar meu peso e parti para a luta melhorando a alimentação e fazendo exercícios diariamente. O resultado você pode ver no gráfico abaixo, a primeira vista tal gráfico até parece um dos muitos que eu posto no blog e saiu diretamente da minha planilha financeira, mas não é… na época tracei objetivos e fiz o acompanhamento semanal do progresso. Assim como lutei para atingir meus objetivos financeiros fiz o mesmo quando decidi que deveria dar um basta na péssima forma física em que me encontrava, o acompanhamento foi fundamental para me manter motivado e quantificar o progresso, na verdade olhando o gráfico ainda tenho esperança de um dia recuperar a forma perdida.





   Conforme a vida começou a bater forte cresceram as desculpas para deixar de lado o acompanhamento do meu peso (juntamente com a rotina dos exercícios e alimentação). Algumas desculpas eram válidas (dores nas costas) porém outras nem tanto, o resultado é que voltei à estaca zero e me encontro na pior forma física da minha vida. Que isso sirva de alerta para a vida financeira, caso eu relaxe no acompanhamento e deixe o descontrole financeiro tomar conta o resultado será inevitavelmente o mesmo em que me encontro hoje fisicamente. Atualmente meu maior objetivo é evitar que o peso continue subindo, procuro ir à academia diariamente mas voltar a forma física só mesmo depois que deixar o emprego, quem leu meu post “Venha voar com o SrIF365” falando sobre como é minha vida profissional sabe que não é fácil adaptar uma rotina saudável a vida que levo, falta tempo, energia e motivação. Talvez eu esteja depositando muitas esperanças na minha vida pós IF e deixando muito de lado o presente, infelizmente é o preço que aceitei pagar por um “curto” período de tempo em troca de um futuro melhor. Se fiz a escolha certa somente o futuro irá dizer…


SrIF365