[RESOLVIDO] Meu gato de 2 mil dólares...

VER ATUALIZAÇÃO AO FINAL DO POST


   Dizem por aí que gato preto dá azar e não sei se era preto, cinza ou o “raio que o parta” mas hoje um bendito gato que nem é meu me trouxe alem de azar um prejuízo que até esse momento está na faixa dos 2 mil dólares (R$7.750,00). Sei que ainda não deu para entender do que estou falando mas vou tentar colocar a cabeça no lugar e explicar com calma, logo de ante-mão já deixo claro que se alguém ainda tinha a expectativa de ver o Sr.IF triunfando ao final dessa viagem e se gabando de que o orçamento foi mantido pode esquecer, hoje em questão de minutos os sonhos foram desfeitos. Todo aquele esforço para economizar cada centavo morando de favor na casa dos meus pais, depois em uma espelunca em Bali e ainda comendo oque eu achava de mais barato para mais tarde poder levar uma vida mais confortável aqui na Austrália foi jogado literalmente no lixo.





   Tudo começou a mais ou menos duas semanas quando passei a procurar Air BnB em Sydney, como sempre limitei minha pesquisa por faixa de preço, localização e ao menos uma pequena cozinha para não sermos forçados a comer fora todos os dias. Não demorou muito para eu descobrir que com 75 dólares por dia não conseguiria muitas opções não, se já estava sendo difícil encontrar algo razoável por esse preço em cidades pequenas, em Sydney a tarefa se tornou quase impossível. Alem do mais a localização seria de suma importância uma vez que pagar por vaga de estacionamento em uma cidade como Sydney sairia mais caro que a própria hospedagem durante os 10 dias que pretendemos ficar por lá. Enfim, ao colocar todos os parâmetros no aplicativo do Air BnB me sobraram literalmente menos de 10 opções! Escolhi a "menos ruinzinha", próxima do local que gostaria de me hospedar e mandei o pedido de reserva, depois de 24h esperando o pedido venceu e não obtive resposta do locador. Tentei a segunda opção e mais uma vez sem resposta, mesma coisa com a terceira… na quarta tentativa obtive resposta porém as datas não estavam mais disponíveis. A essa altura a água começou a bater nos joelhos e meu nível de stress por não encontrar acomodação foi aumentando. Passei a acordar no meio da noite para verificar se tinha recebido alguma resposta positiva.


   Foi então que enquanto eu dirigia em direção à pequena cidade de Yamba onde estou hospedado, recebi a resposta de um locador o qual apesar de ter demorado para me responder disse que o imóvel estava disponível, o mais incrível é que ele pedia um preço que cabia no meu orçamento, era praticamente de frente para a praia, exatamente na vizinhança que eu tanto queria e com estacionamento grátis! Muito bom para ser verdade, respirei aliviado e pensei comigo mesmo “essa noite vou dormir tranquilo com tudo finalmente resolvido”. Porém logo veio a segunda mensagem onde o locador explicava que ele só estava colocando a casa para alugar pois faria uma viagem aos Estados Unidos nos próximos dias e gostaria de confirmar se eu não poderia alimentar o gato dele enquanto estivesse hospedado lá. Considerando que era o imóvel perfeito e não me restava mais nenhuma alternativa dentro do orçamento a resposta deveria ser um sonoro SIMMMM não é mesmo? Só que não… infelizmente a Srta.IF tem o mais absoluto pavor de gatos (na verdade pavor de qualquer ser vivo que não seja um humano, as vezes de humanos também) e logo de cara vetou o lugar. Tentei saber do locador se o gato era do tipo que fica dentro de casa ou não mas quando ele percebeu a minha falta de boa vontade para cuidar do gato praticamente encerrou a oferta… lá se foi literalmente minha última opção de acomodação decente e com um preço dentro do orçamento em Sydney.


   Juro que a noite tentei manter a compostura e superar a frustração pelo que tinha acontecido naquela tarde, mas ao ver quais opções de acomodação me sobraram e com mais uma resposta negativa que acabava de chegar no meu e-mail a cabei perdendo a cabeça e extravasando minha insatisfação jogando no colo da Srta.IF a responsabilidade de achar acomodação em Sydney, deixei meu cartão de crédito na mão dela e fui dormir. Acordei várias vezes a noite e notei que ela estava no computador batendo cabeça para encontrar um lugar, como já tinha decidido que aquilo não seria mais problema meu voltei a dormir e acordei na manhã seguinte com ela me dizendo que tinha conseguido obter reserva em 3 lugares, eu ainda sem entender pedi para olhar o computador e meu coração gelou a hora que eu vi que realmente ela tinha feito 3 reservas, em 3 lugares diferentes, as 3 confirmadas e SEM A POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO. Como ela nunca usou o site do Air BnB achou que podia fazer ofertas em quantos lugares quisesse sem ser penalizada por cancelamentos. Imediatamente tentei cancelar as reservas só para descobrir que dos mais de 900 dólares pagos pelo primeiro imóvel receberia só 60 de reembolso, mesma coisa para o segundo e terceiro. Em poucos minutos aquele dinheiro que estava guardado e contado para passarmos o restante do mês com certo conforto aqui na Austrália tinha evaporado.


   Na hora fiquei sem reação e tive que ir até lá fora e literalmente chorei escondido, me passou um filme na cabeça de como foram sacrificados esses meses que antecederam a viagem para perder tudo por causa de um gato. Por conta do gato fomos obrigados a abrir mão de um imóvel perfeito e dentro do orçamento para alugar algo bem mais caro, e agora com a politica de reembolso do Air BnB praticamente perdemos a esperança de reaver o dinheiro pago. O prejuízo entre alugar um local mais caro e o dinheiro perdido literalmente beira os 2 mil dólares. Dinheiro rasgado e agora temos 3 apartamentos alugados em Sydney por 10 dias… da para dormir um dia em cada um! Ou mesmo um em cada apartamento e ainda pegar um pedinte na rua e colocar no terceiro para passar a noite. Uma tragédia financeira que até agora não acho que será revertida.


   Estou sem a menor coragem de lançar os gastos na planilha, se até então eu estava fazendo de tudo para parecer que o dinheiro estava sobrando e aproveitar a viagem mesmo com certa modéstia, agora virou basicamente ou abastecer o carro ou comer… se fizer os dois no mesmo dia extrapola o orçamento. Resumindo, perdi o tesão…. vou tentar levar até o final mas pra mim a viagem acabou.


Sr.IF


******ATUALIZAÇÃO 8 de Abril******

  Hoje depois de muita "briga" com o atendimento ao cliente do  Air BnB chegando ao ponto de ter que ameaçar processa-los pela falta de clareza do site quanto ao sistema de reservas não ter nos alertado para múltiplas cobranças, as coisas foram resolvidas! Aos "45 do segundo tempo" o site cancelou e ressarciu todas as 3 reservas... já tinha dado o dinheiro como perdido mas felizmente ainda temos empresas sérias no mercado.

   Como todas as reservas foram canceladas optei por me hospedar no mesmo lugar em que um dos proprietários foi extremante generoso e prestativo ao nos ajudar a cancelar a reserva antes mesmo do Air BnB intervir, na verdade gostaria de poder premiar todos os 3 pela ajuda.

   Agora é voltar a aproveitar a viagem e o mais importante, tirar lições desse acontecido.

Comentários