“Mas agora você tem tempo"…

   Depois de “mas você não pode simplesmente não fazer nada” a frase que eu mais ouço das pessoa à minha volta é “mas agora você tem tempo”… aparentemente ter tempo é a solução para qualquer problema da vida!rs Por mais que eu odeie compartilhar meus problemas com a família ou pessoas à minha volta inevitavelmente às vezes eu acabo deixando transparecer algum perrengue que esteja passando naquele momento, na verdade faço questão de compartilhar um problema com alguém que eu acredite que possa me ajudar a pensar em uma solução. Porém desde que eu me aposentei a resposta que eu mais ouço é “mas agora você tem tempo”, inclusive já teve até gente escrevendo essa frase aqui nos comentários dos fórum como sugestão para resolver meu problema de moradia em Bali e a frustração que é manter o blog na Wix, “mas você tem tempo de procurar algo dentro do seu orçamento por aí” ou então “agora você tem tempo de migrar seu blog para outra plataforma”.




   Acho muito curiosa essa frase pois me fez ver que a grande desculpa que nós usamos para não resolvermos as pendências do dia a dia é a falta de tempo, eu mesmo quando trabalhava dizia que não tinha tempo para me exercitar, comer direito, ir ao médico ou fazer seja lá o que fosse. Mas a verdade é que em sua maioria isso tudo não passa de desculpa esfarrapada, hoje como realmente tenho tempo para praticamente tudo me vi obrigado a parar de dar essa desculpa e cair na real, eu simplesmente não faço porque não quero. Não é porque eu tenho tempo livre que eu vou querer gasta-lo na fila de um banco ou então passar dias copiando e colando textos aqui do blog para outra plataforma por exemplo. Com tempo ou sem tempo a gente sempre vai acabar dando prioridade para as coisas que nos trazem prazer ao invés das obrigações do dia a dia, confesso que eu prefiro não fazer absolutamente nada do que ter que entrar em fila de cartório para perguntar sobre como faço para legalizar a documentação da Srta.IF!rs


   Ainda sim ter tempo realmente soluciona alguns dos problemas do dia a dia, um deles é ter tempo para dormir. Passei mais da metade da minha vida como escravo do relógio e planejava tudo em função do trabalho, como não raro eu tinha que ir trabalhar à noite meus dias de folga inevitavelmente giravam em torno da hora que eu deveria acordar para poder ter sono antes de sair de casa para o serviço. Hoje “como eu tenho tempo” simplesmente ignoro o relógio, vou dormir quando tenho sono e acordo quando não tenho mais sono, e se por um acaso eu encontre dificuldades para dormir simplesmente não me estresso com isso pois sei que “tenho tempo” para tirar uma cochilo a tarde se for o caso. Tudo bem diferente do tempo em que eu queria literalmente morrer quando o despertador tocava para ir trabalhar e eu não tinha conseguido fechar os olhos um minuto se quer na noite anterior, me lembro que por diversas vezes eu já fui trabalhar “virado” e sem dormir por mais de 24h, não desejo isso para ninguém.


   “Ter tempo” as vezes ajuda a economizar dinheiro, canso de ler que por "ter tempo" viajar fica bem mais barato uma vez que as datas tornam-se flexíveis… eu particularmente ainda não consegui comprovar essa teoria, mas só de finalmente conseguir planejar coisas com meses de antecedência já é uma conquista e tanto considerando que eu vivia literalmente um mês de cada vez conforme a escala de trabalho era publicada. Pretendo sim tirar proveito disso na minha próxima viagem, farei questão de ir na baixa temporada seja lá qual for o destino.


   Para o bem e para o mal “você tem tempo” virou parte do meu cotidiano e aos poucos essa frase não soará mais tão estranha, afinal o bem mais precioso que o dinheiro pode comprar é tempo livre. Acredito que assim como eu, ninguém aqui está atrás de acumular patrimônio somente para ver a conta corrente engordar ou para ostentar uma vida de luxo… no fundo todos nós queremos a mesma coisa, tempo.



Sr.IF