Mitos da Independência Financeira: Seus problemas acabaram…

   Dando continuidade à série de posts relacionados aos mitos que envolvem a vida após atingir a Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada (FIRE), quero falar sobre uma frase que em um primeiro momento pode parecer tratar-se de um mito mas que como iremos ver pode não ser totalmente irreal.



“Todos os seus problemas estarão resolvidos após atingir a Independência Financeira”


   Como diriam as Organizações Tabajara “seus problemas acabaram”! E olha, confesso que cheguei a acreditar cegamente nisso durante uma boa parte da minha jornada rumo a independência financeira, principalmente em momentos onde eu não conseguia enxergar a luz no fim do túnel. Tinha certeza absoluta que ao não precisar nunca mais colocar os pés na cabine de um avião para trabalhar tudo em minha vida se resolveria como mágica, isso porque eu culpava a rotina extenuante do voo pelas minhas mazelas relacionadas à saúde, falta de tempo para me exercitar, infelicidade generalizada com minha vida pessoal, etc… De antemão eu posso dizer que sim, minha vida melhorou muito depois que larguei o emprego mas nem de longe resolveu todos os meus problemas. Em um primeiro momento foi possível sentir uma melhora na saúde e níveis de stress, mas conforme a nova rotina foi tomando forma outros afazeres viraram o foco da minha atenção e consequentemente preocupação. Como já disse em um post anterior “todo mundo nessa vida está ou passando por problemas, saindo de um problema ou em direção à mais problemas" e conquistar a IF pode sim resolver uma grande parte dos problemas de um indivíduo porém vale lembrar que dinheiro não compra tudo.


   Eu particularmente acredito que se alguém tem uma vida bem resolvida sem problemas de relacionamento, saúde ou de ordem psicológica a IF pode sim ser a solução de todos os problemas já que tudo que faltava para essa pessoa era acertar o lado financeiro, mas você conhece alguém assim? A vida as vezes parece aqueles cubos mágicos que quanto mais a gente tenta alinhar um lado mais bagunça o restante do quebra-cabeça, e é justamente por essa experiência que ando passando ultimamente. Ao alinhar meu lado financeiro eu baguncei todo o resto saindo viajando feito louco pelo mundo, depois mudando de ideia e agora tentando resolver minha vida juto com a Srta.IF para só então decidir como seguiremos daqui para frente.




   Não acho que eu tenha me iludido muito na questão de acreditar que todos os meus problemas estariam resolvidos após deixar o emprego, mas apostava sim todas as minhas fichas que ao me livrar do stress do trabalho, voltar a me exercitar e desfrutar de uma rotina normal eu veria resultados milagrosos na minha saúde (que até então era oque mais me incomodava na vida que levava e continua me incomodando), infelizmente tem sido um balde de agua fria ver que a recuperação não está acontecendo como o esperando… acho que se isso tivesse realmente acontecido eu estaria escrevendo como a IF é sim a solução de todos os problemas!rs Mas não é o caso, porém apenas olhando pelo lado positivo “pelo menos eu não tenho mais que me arrastar para o trabalho nesse estado em que me encontro…”.


Sr.IF

Comentários