Se para você tempo é dinheiro… então está fazendo algo errado.

   Você quer ficar rico? Mas ficar rico de verdade… não seria apenas riquinho com 1, 2 ou 5 milhões no banco. Estou me referindo ao tipo de rico que não precisa ficar fazendo orçamento todo mês e muito menos anotar os gastos para saber se conseguirá fechar o mês no “positivo”. Se é isso que você deseja para a sua vida então esqueça a ideia de virar um profissional de sucesso e bem remunerado, a não ser que você tenha uma habilidade tão surpreendente que lhe permita virar um jogador de futebol ou piloto de F1 então o conceito de tempo é dinheiro nunca irá te fazer um multi-milionário.

   Talvez chegar ao cargo de diretor em uma grande empresa ou mesmo um médico renomado possa garantir a conquista da independência financeira e alguns milhões no banco ao final da carreira, mas com certeza você não irá viajar de férias no jatinho próprio. Tudo porque enquanto "tempo for dinheiro" você só conseguirá trocar até 24h do seu dia pela moeda de papel e pior, assim que você for incapaz de realizar tal troca (como por motivos de saúde por exemplo) a grana simplesmente seca. Então se você realmente deseja um dia tornar-se um multi-milionário ou mesmo um bilionário e seus planos se resumem a simplesmente “subir na carreira” eu tenho uma má notícia para você, esqueça…





   Então como deixar de depender da troca de tempo por dinheiro? Alguns irão dizer, monte seu próprio negócio… até pode ser, existem muitos negócios próprios que “rodam sozinhos” porém normalmente por mais bem sucedido que um empreendimento possa ser o tempo que você tem para se dedicar à ele será o fator limitante do seu progresso financeiro. Imagine que você pretende abrir uma rede e irá treinar pessoas para desempenhar sua função em cada unidade, a não ser que você realmente consiga passar seu conhecimento e experiência para aquele grupo de pessoas dificilmente seu negócio irá prosperar conforme esperado. Então o fator limitante continua sendo a sua disponibilidade de tempo para gerenciar o próprio negócio, em outras palavras continuará trocando tempo por dinheiro indiretamente.


   Talvez você assim como eu esteja satisfeito com a condição de trocar tempo por dinheiro, eu mesmo decidi que esse seria o caminho a ser seguido até a conquista da IF porém ciente que nunca ficaria rico com isso. “Mas Sr.IF do que você está falando? Segundo o seu fechamento mensal você é sim literalmente um multi-milionário!”, pode até ser meu caro leitor, mas rico de verdade não fica se preocupando em anotar gastos, fazendo orçamento e pesquisando o preços de coisas no supermercado…rs Lembre-se que no começo do post eu perguntei se você realmente quer ficar rico e não simplesmente “riquinho”, e escolhendo o caminho da troca de tempo por dinheiro automaticamente eu coloquei um teto de quanto dinheiro eu conseguiria fazer por ano. Esse foi o caminho que escolhi porém dependendo do seu perfil e personalidade um outro caminho irá lhe oferecer um “teto” de ganhos muito maior ou até mesmo um “teto” ilimitado!


   Já deu para perceber que o segredo aqui é encontrar uma atividade que seja escalonável, em outras palavras que consiga crescer de forma assimétrica ao tempo investido. Quanto maior o retorno pelo tempo investido melhor, chegando ao ponto que você faça dinheiro mesmo dormindo… esse é o caso dos investimentos por exemplo, mesmo sem fazer nada a renda passiva continua pingando na sua conta. Porém se esse é seu plano para ficar multi-milionário será preciso MUITO dinheiro investido, afinal você irá precisar gerar uma renda não só para sobreviver como também para fazer esse patrimônio crescer. Mesmo assim é um plano válido e poderia dizer que sem um “teto” definido, pense em quem apostou em bitcoin por exemplo… o céu (ou o chão!rs) é o limite para essas pessoas que possuem 100, 200 ou 1.000 bitcoins.


   Outros exemplos de projetos escalonáveis são vídeos no YouTube, direitos autorais de livros, blogs com propagandas ou links de vendas, etc… acho que você entendeu o conceito. Qualquer atividade que permita de maneira assimétrica investir tempo para ganhar dinheiro geralmente é escalonável e irá depender exclusivamente do sucesso do seu negócio, já atividades como dirigir Uber por exemplo sempre estarão limitadas à quantidade de tempo que você tem disponível para exerce-las, se você dirige Uber e quer dobrar a sua renda terá que trabalhar o dobro. Investindo suas energias em projetos escalonáveis onde o céu é o limite e não limitados pelo tempo que você possui em mãos é certamente a receita de sucesso dos grandes milionários que povoam nossa imaginação.


Sr.IF