Nunca na história desse país o Sr.IF ganhou tanto dinheiro... será mesmo?

   Com o final do ano se aproximando já estou esboçando o tradicional post de fechamento anual onde farei um balanço financeiro mais amplo de todos os ganhos e despesas que tive ao longo de 2019, como não poderia deixar de ser esse ano é mais que especial pois foi o que espero que seja o primeiro de muitos anos de independência financeira e aposentadoria antecipada e felizmente não poderia ter sido melhor, mesmo não tendo trabalhado um dia se quer em 2019 e apenas vivido de renda ainda sim nunca na história desse país o Sr.IF ganhou tanto dinheiro! Notei isso quando parei para olhar o gráfico de rendimentos anualizado e descobri que 2019 foi o segundo ano em que meu patrimônio mais cresceu desde que entrei de cabeça na busca pela independência financeira perdendo só para 2018. Na verdade estou fazendo uma brincadeira com a celebre frase “nunca na história desse país…” pois em todos os anos anteriores eu estava morando fora do país e aportando em torno de 40 a 50 mil reais por mês graças à minha renda ativa, foi somente em 2019 que voltei a morar no Brasil e o crescimento impressionante de mais de 700 mil reais ainda me espanta, e é por isso que eu digo que nunca na história desse país (Brasil) o Sr.IF ganhou tanto dinheiro... mas será mesmo?



   Não meu caro leitor, eu não estou aqui para me gabar dos meus ganhos e sim levantar uma lebre interessante. Apesar de R$707.290,43 ser realmente um valor impressionante é preciso lembrar que esse crescimento representa 18,61% de rentabilidade líquida já tirando impostos e principalmente os gastos que tive ao longo do ano, ou seja não é nada do outro mundo considerando que a economia ainda continua bombando por toda a parte. Mas a grande pegadinha fica por conta do crescimento em dólares, sabe quanto o patrimônio do Sr.IF cresceu em dólares no ano de 2019? Exatos -R$2.441,65… ou seja na verdade o Sr.IF aos olhos gringos ficou mais pobre! Isso mesmo, apensar de no Brasil meu crescimento ter sido de mais de meio milhão de reais “lá fora” eu literalmente perdi dinheiro… complicado né?


   Já sei que vai vir um monte de gente dizendo que minha exposição em moeda forte deveria ser maior dado os meus planos de morar fora, canso de ouvir isso mas aí eu respondo “vou fazer isso agora com o dólar batendo topos nominais a cada dia e a economia do Brasil em plena recuperação?”. Juro que por mim eu transformaria esse meu patrimônio de 1 milhão de dólares em ETF SP500 e viveria feliz parar sempre com 40 mil dólares por ano aplicando a regra da taxa de retirada de 4% (AA40 com certeza iria vibrar com isso!rs). Mas e a coragem para fazer tamanho movimento brusco e mudança de estratégia? No momento prefiro manter a cabeça no lugar, acreditar na retomada da economia brasileira, estabilização do dólar e manter minha estratégia de reinvestimentos no exterior. Na verdade o único movimento brusco no sentido de ampliar minha posição em moeda forte acontecerá o dia em que conseguir vender meu imóvel no Brasil, aí sim a idéia é que ele vire um outro imóvel no exterior seja para morar ou para alugar, tudo irá depender das condições do momento. Até lá só me resta o consolo de que nunca na história desse país o Sr.IF ganhou tanto dinheiro… em reais.


Sr. IF

Comentários