Diga não à Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada (FIRE)...

Se me permitirem vou embarcar também na onda de apedrejar o movimento FIRE e escrever um post sobre o assunto!rs Em vez de chover no molhado e tentar explicar melhor o real propósito de uma pessoa que busca a independência financeira e aposentadoria antecipada decidi reunir os principais comentários e críticas negativas relacionados ao estilo de vida FIRE.


Em um primeiro momento imaginei que fosse interessante divulgar o autor de cada frase, mas isso com certeza daria um tom muito pessoal ao post e criaria apenas brigas improdutivas, por isso decidi que não seria uma boa ideia. O propósito do post não é rebater ou desqualificar tais críticas e sim levar você meu caro leitor a refletir sobre o assunto e quem sabe até tirar proveito de algumas delas. Afinal nem todas as críticas postadas abaixo são completamente equivocadas e algumas possuem sim fundamento e deveriam servir de sinal de alerta para nosso plano de independência financeira e aposentadoria antecipada.



Para tornar o post mais interativo enumerei cada uma das 22 críticas ao movimento FIRE e no final convido a assinalar quais delas você concorda e que devem sim ser motivo de reflexão.

Todas as frases abaixo foram tiradas (sem prévia autorização) de sites ou blogs públicos e já conhecidos, por isso peço a gentileza de manterem o alto nível de sempre quando forem postar algum comentário tendo em mente o respeito pela a opinião alheia e também não identificando os respectivos autores.


1. "Dois milhões de dólares não são nada hoje em dia, praticamente centavos. Atualmente você irá precisar de pelo menos cinco ou seis milhões de dólares (para se aposentar cedo)… na verdade dez milhões de dólares, menos que isso não será suficiente para a maioria das pessoas."

2. "A conta não fecha, se você se aposentar aos 30 anos, você ainda tem 70 anos pela frente, acho que há um pouco de ingenuidade (no movimento FIRE)"

3. "Tenho 49 anos e muitas histórias para contar, não trocaria minha juventude por nada. O que adianta ter dinheiro depois dos 50 se vc desperdiçou a juventude."

4. "Qualquer movimento para sei lá o que (FIRE) = manada e no fim tudo leva ferro."

5. "FIRE é uma deturpação do conceito de economizar dinheiro. Você economiza dinheiro, mora numa van sem família e perde as coisas mais importantes da vida que não se compram com dinheiro."

6. "Para mim essa galera tá abaixo da linha da mediocridade. A conta não fecha. E se fechar, qualquer imprevisto faz não fechar. E se não tiver imprevisto, OU você é muito fodão trabalhando apenas uma pequena fração da vida (.... Duvido!!!...) OU você é um imbecil ocioso que vai se pendurar e atazanar quem leva a vida tranquilamente."

7. "Me chama atenção que esse povo (FIRE) não tem família, filho, esposa (o) e depois ficam com 500 neuras."

8. "O problema principal que achei desse movimento (FIRE) é a ideia de estipular data pra essa independência acontecer... isso causa ansiedade e depressão e a pessoa pode não aproveitar o presente pq só foca o futuro "independente"."

9. "Gastar tudo o que se ganha é tão arriscado quanto a guardar tudo."

10. "Esse movimento FIRE tem até "ranking da finansfera (como se auto denominam os blogs do tema)".  Parece até uma forma de ostentação/competição do tipo "o meu é maior que o seu". "

11. "Se não morre de infarto com 38, descobre que com 40 não viveu, deixou os amigos pra trás e agora pode curtir aquela vida de velho se comportando como novo."

12. "Se pesquisarmos, entre os moradores de rua, encontraremos pessoas que se aposentaram aos 20, aos 30…"

13. "Quero ver alguém conseguir esse feito (FIRE) ganhando 2000 teias por mês. Kkkk Aqui é Brasil!"

14. "Na minha opinião o cara se aposentar aos 40 anos de idade é preguiçoso."

15. "Geralmente as pessoas buscam a aposentadoria antecipada simplesmente porque detestam o seu trabalho."

16. "Se aposentar do trabalho para muitos é uma sentença de morte, nosso corpo não é feito para ficar parado e sim para sempre estar em constante movimento e ativo, se for largar o trabalho e não focar sua energia em outra coisa complicado a pessoa continuar saudável."

17. "Eu respeito a decisão dele (Sr.IF365). A vida é dele, cada um faz o que quer. Mas não deixa de ser um "pensar pequeno". O cara podia ter 4 milhões aplicados, como segurança. Mas se manter no emprego, com alto salário e tendo um bom padrão de vida. Abriu mão pra ser classe média alta."

18. "Esse negócio de FIRE tem a ver com a geração milenicu, tudo uns bostões paus no cu retardados. A realidade é usar o dinheiro para ser feliz. Só não trabalhe com aquilo que odeia (se puder), trabalhar com o que gosta é para poucos. Se você não precisa trabalhar para se sustentar, aí sim, você pode fazer o que quiser. Mas tem cara que quer viver que nem mendigo desde os 20 para tentar se aposentar com 45 anos. O cara desperdiça a juventude, é ser muito burro."

19. "Esse negócio de se aposentar cedo é simplesmente a pior merda que pode acontecer na vida de um homem. Quem quer se aposentar cedo é fraco, preguiçoso, nutella e cheio de mi-mi-mi."

20. "Abdicar de trabalhar aos 35, 40 anos é quase criminoso, chega a ser um pecado do ponto de vista religioso. Nessa idade você provavelmente está no auge da forma física e intelectual, já deve ser um profissional experiente e tem a obrigação moral de retribuir ao universo essa experiencia de alguma forma."

21. "Regra dos 4%, a tentativa de usar a matemática pra justificar a preguiça."

22. "Se aposentar com 40 anos é coisa de retardado da geração milenicu, que quer desperdiçar a juventude vivendo que nem um pão duro para juntar dinheiro para "ser livre" aos 40 anos. Primeiro que nem 1% dos blogueiros vai conseguir fazer isso (exceto desperdiçar a juventude e o tempo). É uma ilusão tão grande, esse pessoal problemático está muito longe da substância da vida."

Com quais das afirmações acima você concorda?
Nenhuma
Afirmação de número 1
Afirmação de número 2
Afirmação de número 3
Afirmação de número 4
Afirmação de número 5
Afirmação de número 6
Afirmação de número 7
Afirmação de número 8
Afirmação de número 9
Afirmação de número 10
Afirmação de número 11
Afirmação de número 12
Afirmação de número 13
Afirmação de número 14
Afirmação de número 15
Afirmação de número 16
Afirmação de número 17
Afirmação de número 18
Afirmação de número 19
Afirmação de número 20
Afirmação de número 21
Afirmação de número 22
Created with Quiz Maker