Nossas opções de moradia em Portugal...

   Com os planos de morar em Portugal tomando forma fica difícil segurar a imaginação e não ao menos tentar deslumbrar como será nosso futuro em termos de moradia, mesmo ainda não tendo nada garantido quando o assunto é a concessão do visto de residência ainda sim eu e a Sra.IF nos pegamos planejando o futuro em terras lusitanas. Logo de cara já bateu o medo de repetir o mesmo erro que cometemos quando os planos de morar em Bali naufragaram, com certeza o grande responsável pelo resultado negativo foi a opção de morar precariamente. Tanto na ida inicial quanto na ida definitiva para Bali eu cometi o grave erro de nos acomodar em um lugar barato e "tranqueira", a ideia era de que por se tratar de uma estadia provisória pouco importava o Air BnB escolhido. Ledo engano! Não quero colocar toda a culpa nesse erro grosseiro, mas com certeza nossa não adaptação a Bali se deveu em grande parte ao fato de termos nos hospedado em um quartinho com banheiro em um local extremamente barulhento e feio. Tenho certeza de que se tivéssemos alugado logo de cara uma casa confortável perto da praia a história teria sido bem diferente. Enfim, página virada e que venham os novos capítulos!



   O engraçando é que mais uma vez a vida me coloca na mesma situação, caso o visto de residência para Portugal venha a ser concedido teremos que repetir a experiência de nos mudarmos para um país desconhecido. Não vejo como escapar da "receitinha" de alugar um Air BnB logo na chegada e a partir dai procurar um local mais definitivo, com isso em mente já decidimos que iremos gastar mais do que gostaríamos em um bom Air BnB para tentar reduzir o desconforto e o choque da mudança de país. A cidade ainda não foi definida e curiosamente não depende de nós, isso porque ao emitir o visto o próprio consulado já faz o agendamento da segunda fase em uma das inúmeras repartições públicas espalhadas por Portugal. Dessa forma a sorte está lançada quanto ao nosso primeiro destino em terras lusitanas.


  Mesmo com essa indefinição inicial eu e a Sra.IF temos quebrado a cabeça para montar uma lista de possibilidades de moradia em Portugal, como sonhar é de graça então decidimos que sonhar caro também seria uma boa ideia e por isso não excluímos nenhuma opção da lista por mais cara que ela seja. Até o momento chegamos a uma total de 14 possibilidades de moradia sendo que cada uma tem suas vantagens e desvantagens, infelizmente não será possível testar cada uma delas para definirmos qual seria a melhor decisão para o nosso perfil e provavelmente teremos que usar de bom senso na hora de bater algum martelo. Meus pais que já moram em Portugal optaram por viver em um motorhome pequeno e viajar constante pelo país, apesar da ideia me agradar muito não consigo me ver morando em um espaço tão limitado. Mesmo assim não descartamos a possibilidade de comprar um trailer grande e viver nele de maneira mais definitiva e passando meses em um local até enjoarmos, penso em um trailer parecido com o desse do vídeo abaixo:




   Eu realmente consigo me ver morando em uma trailer desse tamanho, mudando de lugar a cada 6 meses e quem sabe até de país! Não sei se é apenas ilusão mas essa vida de levar a casa "nas costas" me agrada e muito. Economizaríamos uma fortuna em aluguel e a grana extra seria usada para cobrir despesas de viagens. A Sra.IF se animou com a ideia mas mesmo assim ainda está com a pulga atrás da orelha, e dou toda razão para ela depois do fiasco que foi a nossa mudança para Bali.


   Como podem notar meu medo de repetir os mesmos erros de um passado recente ditam o tom desse post, e é justamente por isso que eu a a Sra.IF estamos quebrando a cabeça diariamente imaginando todos os cenários possíveis para a nossa moradia. Como disse chegamos a um total de 14 possibilidades:


1. Comprar uma bela casa bem de frente para uma praia e abrir mão de viajar.

2. Comprar uma bela casa bem de frente para uma praia e que ofereça a possibilidade de construir um anexo para servir de Air Bnb para reduzir os custos e quem sabe poder viajar.

3. Comprar uma casa extremamente barata e comprar um trailer.

4. Comprar um trailer luxuoso e confortável o suficiente para morar em tempo integral e passar um tempo relativamente extenso em cada parte de Portugal ou Europa.

5. Alugar uma bela casa bem de frente para uma praia e abrir mão de viajar.

6. Alugar uma casa bem barata para servir de base e o dinheiro que sobrar viajar constantemente.

7. Alugar uma casa barata e comprar um trailer.

8. Comprar um terreno extremamente bem localizado na praia e comprar um trailer para estacionar nele.

9. Comprar um pequeno apartamento na cidade.

10. Alugar um pequeno apartamento na cidade.

11. Comprar uma casa bem barata para servir de base e o dinheiro que sobrar viajar constantemente.

12. Comprar uma fazendinha no meio do nada para criar animais e fazer queijos!rs

13. Comprar uma fazendinha melhor localizada juntamente com  alguns amigos que já moram em Portugal e cada um constroe sua residência nela.

14. Alugar um motorhome e rodar Portugal a procura do local ideal enquanto testamos se a vida de levar a casa nas costas nos agrada.



   Novas ideias pipocam todos os dias em nossas cabeças e cada vez que isso acontece inevitavelmente corremos para a internet para ver quanto isso custaria, sei que está cedo para pensar em tudo isso mas é assim que temos passado o nosso tempo livre. As possibilidades são infinitas e olha que nem pensamos ainda em que parte de Portugal gostaríamos de morar! Ainda sob a sombra do fiasco que ocorreu em Bali seremos muito mais criteriosos nas nossas decisões e economizar não será o foco principal dessa transição para a nova fase da vida que estamos prestes a embarcar.


   Com essa disparada do euro meu orçamento começa a ficar comprometido, uma renda que antes girava em torno de 4.000 euros agora mal passa dos 3.500 euros. Isso inevitavelmente irá refletir em nossa moradia, porém queremos tirar vantagem da flexibilidade que possuímos por não precisar trabalhar e nem colocar filhos em escola, sendo assim acredito que morando um pouco mais afastados dos grandes centros encontraremos boas opções que caberão no bolso.


   Estendo aqui meu convite aos leitores residentes em Portugal que deixem seus comentários e sugestões de lugares, estilos de vida, etc... no momento estamos igual a barata tonta tentando encontrar o caminho, toda a ajuda é muito bem vinda.

Obrigado!


Sr.IF