Ep25 | Planejamento e determinação para conquistar a Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada (FIRE)

 
   O entrevistado dessa semana está tão determinado e confiante que irá conquistar a Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada (FIRE), que já tem até planejado em detalhes as viagens que irá fazer após cruzar a linha de chegada. Eu converso com o Gustavo que nos conta como pretende acumular patrimônio e viver de renda possivelmente fora do Brasil.






Instagram do Gustavo: gustavohst



Para ouvir e acompanhar futuros episódios:
  • Apple Podcast - Diretamente via iTunes pesquisando por SrIF365 ou então clicando AQUI.
  • Ouça diretamente através site acessando a seção de PODCASTS


Comentários

  1. Fala, Sr.IF! Como vai?
    Mais um excelente podcast!
    Também sou programador buscando a FIRE e parei para raciocinar sobre a relação entre as duas coisas.
    Acredito que por ser um trabalho mais recente, que tem crescido conforme a tecnologia avança, esse cargo tende a ser preenchido por gente de gerações mais novas. E pelo que tenho visto, há um movimento muito grande também na idealização da forma de trabalhar.
    Essas gerações (e área) tendem a buscar as empresas muito mais pelos que elas oferecem. Aquele padrão de Startup baseada no Google, Facebook e afins, que oferecem sorvete, snacks à vontade, frutas, sorvete, escorregador e por aí vai KKKK. E isso também está relacionado à diminuição de carga de trabalho e outros aspectos que ultrapassem os limites em relação a isso: Home office, dress coding, organograma da empresa e etc.

    É como eu tenho visto, apesar de, dependendo da situação, achar que isso possa ser algo que saia pela culatra.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser isso mesmo já que o movimento FIRE está absolutamente ligado à geração millennials... Eu estou longe de fazer parte dessa geração e só roubei a ideia!rs

      Excluir
  2. Pô SrIF, assim vc me queima.
    É infelizmente esta acontecendo o pio cenário para todos.
    Mortes, bolsas caindo, FIIs caindo, Juros subindo, FED distribuindo dinheiro e por ai vai.
    Todos os setores serão impactados mesmo ou mais perenes frente a uma crise ... isso levara empresas a quebrar, aumentar vacância de FIIs e etc.
    Até na minha profissão meus rendimentos oriundos do trabalho vão cair, clínicas não podem mais abrir...

    Enfim, não pense que estou feliz escrevendo aqui não.
    Não estou feliz com o dolar a 5,20.
    Como empobrecemos :(
    Estou muito triste, só não estou mais, pq felizmente tive o sangue frio de dolarizar cerca de 80% do meu capital com o dólar entre 3,98 a 4,20, com um VET na casa dos 4,15 (provavelmente a cotação do dólar comercial estava mais proximo dos 4,08 para dar esse VET).

    Estou escrevendo aqui, mas quase saindo lágrimas.
    Empresas vão quebrar. Falo por experiência, também sou sócio. Felizmente os sócios tem capacidade de aportar capital. Agora imagina quem tiver que pedir emprestimo, quando todos querem emprestimos, juros vão subir.

    Pode notar, até os mais otimistas dos blogs já estão meio pessimistas. Mas lembre-se ainda vai ter o pulo do gato morto. Que esses que estão pessimistas agora, vão voltar mais eufóricos ainda, alguns vão colocar dinheiro da reserva de emergência, e ai vai vir o verdadeiro mercado Bear, que mata aos poucos, como se fosse um sangramento lento ....

    Não pense que não perdi dinheiro, perdi sim. O que tem me salvado ainda é o cash e o ouro.
    Final do mês faço o cálculo total da minha perda. Mas com certeza foi muito amenizada pela disparada do dólar ....

    Vou parar por aqui, que realmente estou muito triste por todos. Não acho nenhuma o que está acontecendo, como algumas pessoas tem escrito por ai.

    Abraço e se cuida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais dq nunca o tamanho desse buraco em que nos metemos vai depender de quanto tempo essa crise irá durar... se perdurar por mais alguns meses os danos serão bastante significativos e não faço a menor ideia se um dia retornaremos ao patamar anterior. Confesso que lá no fundo eu quero ser surpreendido que tudo isso não passou de exagero e assim que as coisas sinalizarem uma pequena melhora ou mesmo quem sabe até a descoberta de uma vacina o mercado dispare para cima como nunca visto antes... assim como aconteceu nessa queda. O tempo dirá... enquanto isso eu fico pegando no seu pé durante os podcasts para entreter a minha quarentena aqui!rs

      Excluir

Postar um comentário