Será que só a Easynvest é um lixo em época de crise?

   Que semana, hen? Ainda bem que acabou para a gente poder respirar um pouco... no meio dessa loucura toda quem para variar me deixou na mão foi a minha corretora Easynvest, sinceramente não sei se é incompetência ou simplesmente falta de estrutura mas não é a primeira vez que o site deles simplesmente deixa de funcionar nos momentos mais críticos da nossa economia. Já descobrir que em tempos de crise a única coisa pior do que não ter reserva de emergência ou de oportunidade é ter conta na Easynvest! Hoje precisei sacar meus dividendos recebidos dos FIIs e quem disse que consegui? O sistema deles simplesmente não funcionou e apesar dos valores dos depósitos aparecerem no meu extrato, os mesmos não ficaram disponível para resgate. Parece até coisa intencional... Tudo que consegui fazer foi registrar minha reclamação junto ao Banco Central e agora esperar para ver quando irei poder usar meu próprio dinheiro para pagar as contas que vencem na próxima semana.




   Se até hoje eu enrolei para mudar de corretora por conta de estar morando fora do país agora as desculpas acabaram, assim que possível iniciarei a migração de todos os recursos para uma nova corretora e encerrarei de vez minha conta na Easynvest. Fico imaginando se corretoras são todas iguais em época de crise ou se vocês recomendam alguma em que eu possa confiar? Pra mim chega e sugiro que quem for cliente da Easynvest faça o mesmo, talvez hoje não conseguir sacar recursos não tenha causado nenhum prejuízo maior, mas como disse em tempos de crise a única coisa pior do que não ter reserva de emergência ou de oportunidade é ter conta na Easynvest. Tchau querida!



Sr.IF
 

Comentários

  1. Fala SrIF!
    Pior que ter conta na Easyvest é ter conta na Clear Corretora kkkk
    Pessoal zoa bastante que tivemos 3 Circuit Breaker essa semana enquanto na Clear foram uns 10!
    Infelizmente tenho conta na duas e como as compras são bem esporádicas ainda não estou incomodado, mas como você vive e depende dos investimentos tem que ser um serviço Top, não tem outra alternativa.
    O Tiago Reis da Suno se não me engano tem conta na XP e lá fora no Credit Suisse.

    ResponderExcluir
  2. Tbm tenho conta na Easynvent e aconteceu o mesmo. Completamente travada.
    Mas tenho receio em trocar 6 por meia dúzia. Pelo que leio por aí essa "travada" é geral.
    Já li em outros blogs comparação entre corretoras, mas não vi nenhuma que tratasse especificamente deste tema. Então a pergunta que me faço é (se alguém souber a resposta me diga rsrs): qual corretora não trava ou qual trava menos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em termos de lentidão e não dar conta dos dias de pico todas as empresas devem ter o mesmo problema, só que isso não é desculpa para sumirem com a minha grana e assim impedir saques.

      Excluir
    2. Com certeza! Inclusive, qdo conseguir resolver, conta pra gente a postura da corretora.

      Excluir
    3. A grana milagrosamente apareceu depois que reclamei direto para o Banco Central. A postura foi a de sempre, problemas técnicos... nem me aprofundei muito no assunto mas estou pesquisando a possibilidade de tirar de lá e colocar a custódia direto com o Itau onde sou cliente.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Todas sofreram com o pico de audiencia!rs Mas como disse minha reclamação é com relação a grana que simplesmente sumiu e não pode ser retirada...

      Excluir
  4. Aconteceu no mundo todo 365, por aqui tbm. Isso nem é na corretora, é o sistema da exchange mesmo que processa mas não consegue transmitir tantos negócios ao mesmo tempo na conexão limitada dela até as corretoras:
    Ex:
    https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-03-13/jpmorgan-trading-froze-for-wealthy-clients-amid-historic-rout?srnd=premium

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que nem estou reclamando na lentidão para operar em bolsa e sim do fato que sumiram com a grana... os FIIs pagaram dividendos e a corretora bloqueou essa grana para saque não atualizando meu saldo mesmo com os depósitos aparecendo como creditados no extrato do dia.

      Excluir
    2. entendi. É ai é osso mesmo. Grana é sua. Não era pq era final de semana ou algo assim?

      Excluir
    3. Não, normalmente caem os dividendos antes da hora do almoço (e caíram mesmo) mas a página que permite fazer saques não mostrava o saldo total da conta impedindo fazer a solicitação de transferencia. Foi resolvido ontem depois que reclamei...

      Excluir
  5. Nesses dias foram todas que deram problemas acredito:
    XP faz um mes que tem atraso nas ordens na ordem de minutos e trava;
    Modal as vezes ta com token bloqueado sem motivo e para resolver demora até 24 horas mas quando funciona não tem atraso nas ordens de compra e venda;
    Socopa faz um tempo que não uso mas devido ao baixo volume raramente travava;
    O que se comportou melhor nesses dias de panico foi o Pit da Itau corretora, mas as notas de corretagem so disponibiliza p dia seguinte e não é bem um HB e depois de um tempo tem que logar de novo e a cada ordem tem que colocar a senha do cartão .....porque isso mano?
    Visualmente tenho sempre preferido o HB da XP pois é mais intuitivo e o portal é bem feito e uma vez aberto so fecha se voce quiser.
    O da Modal eu acostumei mas sempre desloga....é um saco.
    Se a XP tercerizar o serviço de TI nas nuvens sob demanda deve ficar otimo, pois como estã agora (50% de usuario da bolsa estão ae) não da....e imagina se somente 20% dos brazukas fossem investir que caos seria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o titulo tenha sido equivocado e deixou a impressão que meu problema é em conseguir operar quando o mercado está fervendo, na verdade só precisava tirar meu saldo em conta e por algum motivo o valor sumiu da minha conta.

      Excluir
  6. Que ocorreu com os valores dos titulos de RF do TD? Houve uma variação negativa violenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente a perspectiva de juros futuros afetando o preço de mercado atual dos títulos. Se vc levar os títulos até o vencimento da para dizer que nada aconteceu e que se trata de renda fixa mesmo, agora se vc tem intenção de vender antes do vencimento estará sujeito a essas variações quando o mercado achar que os juros futuros serão maiores... aí vc não terá em mãos RF e sim renda variável.

      Excluir
  7. Pior que eu nem operei não, vi um monte de pop ups avisando da indisponibilidade do home broker, mas tudo que eu queria fazer era um mísero saque para pagar as contas. Nem isso eu consegui... tentei contactar o chat de suporte mas meu número na fila para falar com um atendente era 73.... desisti e resolvi só abrir a reclamação com eles, com o Banco Central e com vcs aqui no blog!rs

    ResponderExcluir
  8. Problemas de travamento são frequentes em todas, mas esse problema especifico da Easy me deixou com o pé atrás. Já ocorreu também em outras ocasiões comigo. Portanto, ou eles tem um problema no software em que o saldo da conta é menor que o valor que pode ser retirado ou eles tem um problema de liquidez. Esse ultimo caso me preocupa bastante...será que estão utilizando nosso dinheiro para operações alavancadas, ou empréstimo para outros clientes, ou para pagar despesas correntes da corretora? Imagina se precisássemos sacar o dinheiro em caso de colapso da corretora ou algum tipo de denuncia contra a corretora? Imagina se isso ocorre no dia da liquidação de ativos? Ficaríamos a ver navios. Ainda tiveram a cara dura de me solicitar uma pesquisa de satisfação onde perguntaram apenas sobre o deposito...A vida do investidor no Brasil é dura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que passou pela minha cabeça, sequestraram meu dinheiro para corrigir alguma cagada....

      Excluir
    2. Não vou deixar barato não... vou reabrir a reclamação no Banco Central quantas vezes for necessário até explicarem oq ocorreu. Tenho tempo sobrando pra infernizar a vida deles!rs

      Excluir
  9. Boa Tarde!

    Tenho conta na Easyinvest mas só uso para Renda Fixa. Para Renda Variável uso a Clear pois é só 1 aporte mensal e pequeno ainda kkk. Porém o que me surpreendeu é que a Clear trava direto, e nem precisa estar um caos o mercado, mas nessa semana botei uma ordem no meio dos Circuit Break que tiveram e funcionou liso.

    Ou seja, normalmente a Clear trava cmg, mas no dia D ela funcionou filé quando precisei kkk.

    Pode ter sido uma cagada mas de qualquer forma me surpreendeu...

    https://ofisicoinvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o titulo tenha sido equivocado e deixou a impressão que meu problema é em conseguir operar quando o mercado está fervendo, na verdade só precisava tirar meu saldo em conta e por algum motivo o valor sumiu da minha conta.

      Excluir
    2. É, realmente é um problema que não deveria ocorrer NUNCA. Se possível nos atualize sobre o desenrolar dessa história, pois servirá de referência pra quando ocorrer algo parecido conosco!

      https://ofisicoinvestidor.blogspot.com/

      Excluir
    3. Foi resolvido ontem depois das reclamações que fiz... a grana misteriosamente apareceu logo cedo.

      Excluir
  10. Utilizo o banco Inter pra quase tudo. LCI, TD e CDB, na RF e o HB deles pra FIIs, ETFs e ações. Confesso que o HB deles não é dos melhores, mas como é gratuito e não faço grandes operações, pra mim é mais que suficiente.
    Mas com relação ao recebimento de dividendos, JCP e rendimentos de FIIs nunca fiquei na mão, a diferença é que normalmente os créditos provenientes da bolsa costumam pingar na conta depois do meio dia, mas caem certinho.
    Tb nunca tive problema com relação as TED, se forem feitas dentro do horário, em menos de cinco minutos chegam no destino.
    Gosto muito da LCI IPCA que eles possuem. Apesar de ser um produto bancário tem tudo a ver com aposentadoria, pois é possível fazer com recebimento de juros semestrais, eles pagam o juros contratado e retém o patrimônio corrigindo pelo IPCA. Se conseguir pegar LCI IPCA +4%, já está garantida a tão famigerada taxa FIRE pelos próximos 5 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problemas todas as instituições possuem, mas se estiverem segurando a grana por falta de liquidez aí já começa a preocupar. Espero conseguir resolver isso amanhã.

      Excluir
  11. Cara, fiz a declaração de I.R semana passada. O sistema de extratos da Easynvest é simplesmente um lixo. Tive que pegar todos os dados no CEI da B3.
    Usava ela para comprar FIIs. Agora nunca mais!
    Boa sorte para vc!
    Abraço.
    I.An.
    https://investidorantifragil.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma corretora bem ruim do ponto de vista tecnológico, era aceitável quando todas as outras cobravam taxas... agora com a concorrência tambem não cobrando nada só se sustentam por conta da preguiça que temos de mudar de corretora.

      Excluir
  12. Uso Easynvest, Rico e Itaú Corretora.
    Nenhuma delas nunca me deixou na mão.
    Gosto bastante da Rico. Site sempre funciona, app simples e também nunca me deixou na mão. Na semana com 3 circuit breaker operei pela Rico sem problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que comigo o problema nem com operação e sim para sacar a grana que está la...

      Excluir
  13. O segredo é operar por "pequenas" corretoras.. por exemplo, não tive problemas na mirae durante essa semana tenebrosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse meu problema não é operar e sim a corretora reter a minha grana... tenho certeza que estão fazendo isso intencionalmente por algum problema de liquidez. Não faz sentido aparecer no extrato e não estar disponível para saques.

      Excluir
  14. A Easynvest tbm me sacaneou algumas semanas atrás.
    Eu havia recebido um email da Easynvest informando que eu tinha direito à algumas sobras de subscrição de um fundo específico, e que se eu tivesse interesse em adquirir a tais cotas, era só responder o email e ter o saldo em conta no dia do vencimento. O tal do dia do vencimento passou, nenhum dinheiro foi descontado do meu saldo e obviamente nenhuma cota das sobras foram creditadas. Perguntei para a Easynvest o que aconteceu, ficaram de conferir e me dar uma resposta. Até hoje (quase 1 mês depois) ainda aguardo a explicação.
    Hoje eu já nem tenho interesse nas sobras (mesmo porque, com a crise do Corona vírus o valor da cota ficou abaixo do valor requisitado pelas sobras da subscrição), mas isso é um problema sério e se fosse uma empresa/corretora séria, jamais teria deixado isso acontecer. Nem sequer um pedido de desculpas eu recebi...
    Tbm já andei pesquisando outras corretoras, mas li tantos relatados e reclamações que pelo jeito nenhuma é perfeita. O complicado é mudar de 6 por meia dúzia....
    Um abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresa de telefonia e bancos eu só lido através de reclamação na Anatel ou Banco Central... registro a reclamação com o órgão regulador e depois só fico esperando que a empresa entre em contado. É uma das poucas coisas que funcionam nesse país.

      Excluir
  15. Penso diferente do colega acima que sugeriu operar em pequenas corretoras. Para amenizar esses travamentos sugiro corretora de bancão como Bradesco ou Itaú.

    ps: A Rico tb travou esses dias, mas para operar apenas.

    abçs, Marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande vantagem do bancão seria os dividendos caindo direto na minha conta corrente e acabar com essa dor de cabeça de depender de transferencias para poder pagar contas.

      Excluir
  16. Sr. IF, eu tive conta na clear e na modal e acabei mudando tudo para o banco Inter. Tem me atendido muito bem. Só não conte com BTC lá pois eles não fazem aluguel. Mas de resto funciona muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica... estou analisando a possibilidade e as vantagens de mudar tudo para um bancão.

      Excluir
  17. Também estou com muuuitos problemas com ela... nem vou narrar pois foram muitos... Perdi varios times de compra e olha que estpu comprando muito, umas 10 operações por dia, quando homebroker passa é claro!! Furioso ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que isso seja pior ainda pois no meu caso não foi uma questão com o homebroker e sim apenas para sacar o dinheiro. Nessa volatilidade absurda do mercado não da para confiar na Easynvest não se vc for trader...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Também tive problemas com a Easynvest. Usava ela pois a corretagem era zerada para tesouro direto na época em que poucas eram, além de ter corretagem zero para compra de ações. Mais recentemente passou a cobrar 4,99 para compra de ações. Até pensei em migrar para outra por conta disso. Não preciso nada sofisticado para aplicar os recursos mensalmente. Porém, me preocupa em ser um negócio sustentável. Mesmo assim pensava em migrar para a Clear. Ela é do grupo XP o que me tranquilizava um pouco. A XP por outro lado é mais parruda mas cobrava, pelo que me falaram, 18 reais de corretagem de ações.
    No início da crise, só fiquei vendo o pessoal reclamando das corretoras em especial da Clear. Pensei: ainda bem que não migrei!
    Tinha no início da crise 80% RF e 20% RV. A RF está no Tesouro Selic. Com a queda gigante da PETR4 fiquei desesperado em comprar. Pedi o resgate da RV, nunca tinha feito a migração de Tesouro para Ações. Pensei que iria ser tranquilo, pois é D+1 no Tesouro e D+3 nas ações para o financeiro (correto?). Imaginei que ao solicitar o resgate o HB imediatamente iria "reconhecer" o saldo maior. Não é assim, pelo menos na Easynvest.
    Desesperadamente assinei o contrato de conta MARGEM. Mas não liberou de imediato. (Ainda bem que já tinha feito ficar no perfil arrojado). Precisava entrar em contato com eles. Pensei: nessa desgraça vai ser impossível. Até que não consegui falar pelo chat com certa facilidade e liberar a conta margem. Aí consegui comprar a ação. Fiz questão de narrar isso, porque pode ser útil para alguém.
    A dica é deixar a conta margem já ativa e até fazer um teste para ter certeza, independente da corretora. Tente comprar algo além do seu dinheiro, possuindo lastro nos ativos não precisar confirmar a transação.

    Nos dias seguintes, foi caindo mais e aos poucos jogava o dinheiro do tesouro para ações. Numa dessas comprei as ações e depois tentei resgatar, não consegui, não estava liberando, não dava para agendar, nada. Uma vez consegui resgatar o TD pelo site do tesouro. Tentei novamente e tive a informação de que ESSA corretora não permitia isso, somente diretamente pela corretora. Enfim, nesse dia não consegui resgatar nem agendar para o dia seguinte. Beleza, o prazo é D+3.
    No dia útil seguinte tentei novamente. Não consegui resgatar, na hora. Tentei entrar em contato com o chat. Fila gigante que depois de um tempo voltava para o fim da fila. Depois de muito tempo, desisti. No dia seguinte, último dia tentei resgatar e não consegui. Porém, consegui agendar para o dia seguinte. Aí deu certo.
    Virei o dia com o saldo negativo, em compensação. Verdade seja dita, não cobraram nenhum valor.

    Bem, quanto a questão de migrar. No meu caso penso que vai ser trocar seis por meia dúzia. Vi muitos, mas muitos problemas com a Clear. Vi problemas com a XP que junto com o valor de corretagem de 18 reais não me atrai. A XP é agora do grupo Itaú. O Banco deve cobrar ainda mais. O banco Inter teve problemas de vazamento de dados, me preocupa essa questão de segurança. Apesar de ter conta nele, deixar o grosso do dinheiro lá ainda fico com um pouco de receio de ter um problema maior na parte tecnológica e ficar e com o dinheiro preso sem movimentar, sem poder negociar.
    A Easy já tem bastante tempo e é especializada na parte de ativos. E acho bom cobrar um valor que embora baixo me parece necessário para que haja incentivo no permanente investimento.
    Para o SrIF que está na fase de receber os dividendos talvez faça sentido manter num banco (mas a custódia tem que ser zero), pois não faz aportes regulares. Para quem faz aportes mensais assim como eu a corretagem não pode ser elevada, de forma a aumentar o custo de aquisição do ativo. Eu aporto no lote integral. Para fracionário acho que a easy cobra metade 2,49, acho que é isso. Ainda dá para aturar.

    ResponderExcluir
  19. Também acho que será trocar 6 por meia dúzia. Pra piorar meu gerente nem se deu ao trabalho de responder meu e-mail solicitando informações sobre uma possível migração dos meus investimentos para o banco. Não sei se ele está em casa em quarentena ou se não demonstrou interesse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário